Benefícios e Vantagens da Power Walking

  • A prevenção e combate a alguns dos fatores de risco às doenças coronarianas e degeneração óssea, se vêm mais efetivos muitas vezes, na presença de uma atividade física aeróbia de baixo impacto e moderada intensidade de esforço, características da Power Walking.
  • A velocidade de emagrecimento é comprovadamente correlata, alem de outras variáveis, à velocidade de deslocamento na prática sistemática de uma atividade aeróbia, e ainda, a melhor notícia é fato de que o aumento do gasto energético manifesta-se de maneira exponencial e não linear, com o aumento dessa velocidade.
  • A força de reação do solo verificada no sistema músculo-esquelético do praticante a cada passo numa corrida equivale a 1,8 até 4 vezes o peso corporal desse praticante, transitando esse valor entre o mínimo e o máximo de acordo coma velocidade de deslocamento, entre um “trote” e uma corrida de velocidade.
  • Na marcha atlética esse valor é próximo à 2 vezes o peso corporal próprio, o qual as estruturas físicas do praticante suportarão, e para a Power Walking esse valor situa-se entre a marcha atlética e a caminhada ordinária, onde representa aproximadamente 1,2 vez. Esse é um dos principais parâmetros considerados para a avaliação da segurança ortopédica ou riscos de lesões nas atividades físicas.
  • As atividades aeróbias terrestres facilitam a formação grupos e a interação das pessoas em torno da sua prática, estreitando a convivência, aceitação mútua e laços de amizade.
  • Os fatores acima descritos credenciam a Power Walking nas dimensões orgânica, metabólica, ortopédica e psico-social, a ser uma das melhores opções de atividade física direcionada à saúde que se conhece.

Este texto foi escrito por: Claudio Bertolino

Redação Webrun

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