• Nutrição - Caqui, abacate, limão… Você conhece os benefícios das frutas desta época do ano?

Caqui, abacate, limão… Você conhece os benefícios das frutas desta época do ano?

As frutas são alimentos vegetais, encontrados na natureza, ricos em vitaminas, minerais, fibras e possuem grande quantidade de água, componentes essenciais ao organismo. Auxiliam na dieta e podem ser consumidas em saladas, sucos, purês, com ou sem casca.

Considerando o amplo leque de opções, a nutricionista da Universidade UNIVERITAS/UNG, Flavia Terciano listou cinco frutas deliciosas que podem ser consumidas em conjunto, contribuindo para uma alimentação saudável, equilibrada e em quantidades individualizadas para cada pessoa.

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Abacate:

O abacate é rico em vitaminas B, A, C, E, B6 e minerais potássio, ferro e magnésio. Sua composição de ácidos graxos monoinsaturados é alta, o que faz com que ele seja calórico, porém a gordura monoinsaturada é conhecida por seus benefícios ao organismo e à saúde cardiovascular. O abacate é muito versátil, pode ser consumido como fruta, isoladamente ou com outras frutas, como ingrediente de preparações salgadas (guacamole), complemento de saladas, vitaminas, patês e mousses.

Caqui:

O caqui é um alimento com quantidade alta de betacaroteno em sua composição, que auxilia na visão, manutenção e construção das células do tecido epitelial, crescimento dos ossos e tecidos moles e ainda possui função antioxidante e de manutenção do sistema imunológico. Podemos citar ainda como substância benéfica do alimento o Licopeno, que tem como função a redução do risco de câncer de próstata. O caqui pode ser consumido como forma de lanches rápidos, geleias, sorvetes e cremes.

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Coco:

O coco é um alimento rico em nutrientes, pois sua água é um excelente isotônico natural por conter em sua composição (potássio, sódio, magnésio e fósforo), que além de hidratar, promove a reposição de nutrientes que são perdidos em períodos de suor excessivo, por exemplo, nas atividades físicas. Podemos citar ainda a quantidade de fibras, que auxiliam também na saciedade. A água e a polpa podem ser aproveitadas em preparações como tortas, bolos, doces, na forma crua e assada como lanches rápidos ao longo do dia. Junto à outras frutas. Do coco ainda pode se fazer, leite, farinha e óleo, que podem ser parte de outras preparações.

Limão:

O limão é excelente fonte de vitamina C, que entre suas principais funções podemos citar a ação antioxidante, estimulo para a produção e manutenção do colágeno, redução de infecções, aumenta a absorção de ferro. O seu uso é muito versátil, você pode consumir em forma de suco, como ingrediente de mousses, tempero para saladas e preparações, além de tortas e bolos.

Mamão:

O mamão é uma fruta rica em antioxidantes, que auxilia o combate aos radicais livres e estimulam o sistema imunológico, ajuda a melhorar a digestão e o funcionamento do intestino. Você encontra, em quantidade significativa, na composição do mamão vitaminas como C, A, E e K . O mamão pode ser consumido como fruta in natura, cremes, vitaminas, sucos, doces, pode ser utilizado maduro e também verde (para algumas preparações como refogados).

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Redação Webrun
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