O kefir é uma colônia de microrganismos presentes em grãos, que variam de acordo com cada região de origem e pode se transformar em um nutritivo alimento. O cultivo pode ser feito em leite, ou água com açúcar mascavo. A proporção leva cerca de uma colher de sopa do grão, para cada meio litro de líquido, deve ser armazenado em um pote de vidro sem tampa, mas coberto por um pano limpo. O tempo de fermentação é de 6h ou mais e a validade, dentro da geladeira, é de 3 dias, após isso deve-se repetir o processo.
O Webrun conversou com a nutricionista Caroline Nelli, da Estima Nutrição, confira mais informações.
“A diferença do kefir cultivado em água e em leite é apenas o que o mantém vivo. No final os produtos gerados são similares”, conta. “É uma boa fonte de proteínas e contém triptofano, um aminoácido que promove benefícios ao sistema nevoso auxiliando em problemas do sono, rico em vitaminas do complexo B. Ele oferece maior proteção contra infecções e equilíbrio da flora intestinal, pois aumenta o número de bactérias boas do intestino e reduz as maléficas, melhorando quadros de diarreias e flatulências. Auxilia na redução dos níveis de colesterol, ajuda na prevenção do câncer e auxilia no tratamento da perda de peso, devido aos probióticos”, explicou Caroline.

A corredora Ana Claudia Campos, conheceu o kefir através de sua sogra. “Me interessei pelo kefir, assim comecei a cultivar e estudar sobre seus benefícios. Em seguida tive uma consulta com uma nutricionista funcional esportiva, onde comentei que sofria há muito tempo de constipação e era dependente de medicações. Ela então me explicou sobre disbiose intestinal (desiquilíbrio da flora bacteriana intestinal que reduz a capacidade de absorção dos nutrientes) e montou várias estratégias nutricionais para melhoras físicas e consequentemente esportivas”, conta.
O kefir também traz benefícios para quem corre, já que auxilia na regulação intestinal e imunidade, auxiliando o corredor a se manter saudável e com menos riscos de infecções, causados pela baixa imunidade devido ao excesso de atividade física. “Continuo usando o kefir e minha disposição melhorou muito. Inclusive na corrida tenho cumprido todas as planilhas e estou melhorando meu tempo para os 10 km, acredito que agora meu corpo absorve os nutrientes adequadamente”, diz Ana Claudia.
Participe do Brasil Ride 2017. Clique aqui e inscreva-se!
Para a nutricionista não há muitas contraindicações para quem usa o kefir. “Ele pode interagir com alguns medicamentos, devido a grande quantidade de cálcio, e vitamina K. Pessoas que utilizam anticoagulantes devem reduzir o consumo”, explica.
Caroline ainda passou algumas receitas do que fazer com esses microrganismos, veja abaixo:
Receita de patê com azeitonas e kefir
Ingredientes:
5 azeitonas pretas grandes sem caroço
1/2 xícara de kefir de leite
1 colher de café de alho desidratado
1 colher de café rasa de cebolinha desidratada
1 fio de azeite
sal a gosto
Modo de preparo:
Leve os ingredientes ao liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Leve a um pote fechado e mantenha na geladeira. Sirva com torradas ou pães integrais.

Receita de flan de maracujá com kefir
Ingredientes:
1 xícara de kefir de leite
1 xícara de suco natural concentrado de maracujá
7 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 envelope de gelatina incolor sem sabor
1/2 xícara de água filtrada para a gelatina
Calda
1/3 de xícara de polpa de maracujá com sementes;
1/3 de xícara de água filtrada;
3 colheres de sopa de adoçante culinário.
Modo de preparo:
Hidrate e dissolva a gelatina em 1/2 xícara de água quente. Bata no liquidificador por 3 minutos o kefir, o suco de maracujá e o açúcar mascavo. Adicione a gelatina à mistura e bata por mais 3 minutos ou até ficar espumoso. Unte uma assadeira redonda e despeje a mistura. Leve à geladeira por 3 horas ou até firmar. Enquanto isso prepare a calda: coloque para ferver a polpa do maracujá com sementes, a água e o açúcar. Espere engrossar e espere esfriar. Desenforme o flan e sirva com a calda fria.
Receita de salada de frutas com kefir
Ingredientes:
2 bananas pratas
1 kiwi
1 maçã gala
1/2 mamão papaia
100g de uvas Itália
5 morangos grandes
suco de 1/2 laranja sem sementes
Creme
1/2 xícara de kefir de leite;
1 colher de mel.
Modo de preparo:
Descasque e retire as sementes das frutas. Pique em pedaços e coloque dentro de uma tigela. Junte o suco de laranja e misture delicadamente. Em um recipiente misture bem o kefir e o mel. Despeje esse creme por cima das frutas. Coloque na geladeira por 1 hora ou até gelar. Sirva. Se quiser pode montar em taças individuais.

Receita de vitamina com kefir
Ingredientes:
100g de morangos lavados
1 xícara de kefir de leite gelado
1/2 xícara de leite gelado
4 colheres de sopa de mel
Modo de preparo:
Leve todos os ingredientes para bater no liquidificador e sirva gelado.
Receita de sopa fria com kefir
Ingredientes:
750 ml de kefir
1 pepino pequeno
1 xícara de agrião
1 raminho de salsinha verde
noz moscada a gosto
Modo de preparo:
Bata o kefir com o agrião, salsinha e pitada de noz moscada na batedeira. Corte o pepino em cubinhos e sirva com a sopa. Finalize com salsinha.