Conheça os benefícios das nozes para o coração

Comer um lanchinho entre as refeições ou depois do treino é algo que todos nós fazemos. O problema é que, às vezes, as escolhas não tão saudáveis e optamos por alimentos industrializados e pobres em vitaminas e minerais, deixando de lado que tudo que comemos pode afetar a saúde do coração. Por isso, é preciso pensar estrategicamente nos seus lanches e as nozes são ótimas opções.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Nutrition, a troca do seu tradicional salgado ou doce à tarde pela oleaginosa pode trazer inúmeros benefícios à saúde do coração.

Conheça os benefícios das nozes para o coração
Foto: Adobe Stock
Benefícios das nozes: como funcionou a pesquisa

Pesquisadores analisaram 42 participantes que estavam acima do peso ou obesos e tinham entre 30 e 65 anos. Antes do início do estudo, todos foram submetidos a uma dieta que espelhava uma dieta americana média (onde 12% das calorias diárias provinham de gordura saturada) durante duas semanas.

Em seguida, todos mudaram para dietas com menos gordura saturada (onde 7% das calorias diárias vieram de gordura saturada) e incorporaram nozes em seus lanches. Depois de comer dois punhados de nozes diariamente por seis semanas no lugar de lanches como batatas fritas ou bolachas, tiveram uma baixa nos níveis de colesterol e de bactérias intestinais que aumentam o risco de doenças cardíacas.

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Possíveis causas dos resultados

“Isso aconteceu porque provavelmente comer nozes inteiras todos os dias reduz os níveis de colesterol e a pressão arterial”, afirmam os autores do artigo Penny Kris-Etherton e Kristina Petersen, ambas da Penn State University. E pesquisas anteriores publicadas no Journal of the American Heart Association também descobriram que adicionar nozes à dieta de uma pessoa pode ajudar a baixar a pressão arterial. Especialmente quando elas estão substituindo alimentos ricos em gordura saturada.

Além disso, as nozes também são positivas para o intestino. A oleaginosa contém fibras, o que afeta positivamente as bactérias do intestino. Além disso, gorduras insaturadas, como ômega-3, podem contribuir para microbiotas favoráveis do órgão. Isso também ajuda a reduzir a pressão arterial, levando a um menor risco de doenças cardíacas.

No geral, trocar lanches não saudáveis ​​por uma porção de nozes é uma mudança relativamente pequena que trará grandes benefícios à saúde. E é mais fácil do que fazer uma dieta radical.

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Outros benefícios:

– São ricas em antioxidantes

As nozes têm maior atividade antioxidante do que qualquer outra oleaginosa. Essa característica se deve à presença de vitamina E, melatonina e compostos vegetais chamados polifenóis, que são particularmente elevados nas cascas das nozes.

Os antioxidantes protegem as células saudáveis do corpo da ação oxidante dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e diversas complicações de saúde, como o câncer e doenças neurodegenerativas. Além disso, esses compostos também promovem a saúde do coração.

– Reduzem a inflamação

A inflamação é a causa principal de diversos problemas, como diabetes tipo 2, doença de Alzheimer, doenças do coração e câncer, e pode ser causada por estresse oxidativo. Os polifenóis das nozes podem ajudar a combater o estresse oxidativo e a inflamação.

As bactérias benéficas que vivem na microbiota intestinal convertem elagitaninos em compostos chamados urolitinas, que protegem contra a inflamação. Além disso, a noz é um alimento rico em gorduras ômega-3, magnésio e o aminoácido arginina, que também atuam contra a inflamação.

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Redação Webrun

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