Existem várias opções para substituir o tradicional óleo de cozinha, uma delas é o óleo de algodão. Ele é extraído da fibra da semente de algodão e usado para produzir o óleo alimentício de algodão. De acordo com a nutricionista Fernanda Alferes da Uni Alimentos, este óleo é composto por ricos nutrientes capaz de trazer uma série de benefícios para a saúde.
+ Não perca nenhuma! Clique aqui para encontrar o seu próximo desafio na corrida de rua!

A vitamina E, por exemplo, ajuda a fortalecer o sistema imunológico do corpo, prevenir doenças cardiovasculares e contribuir para o ganho de massa muscular. O ômega-3, outro elemento encontrado neste óleo, consegue reduzir inflamações, e também é um excelente ácido graxo que modifica a composição do sangue, aumentando os níveis do colesterol considerado bom, além de ser essencial para a visão, porque participa do recobrimento da retina.
Os benefícios e propriedades do óleo de algodão
O óleo de algodão é um ótimo aliado para quem enfrenta problemas cardiovasculares e para o controle do colesterol alto. Rico em gorduras benéficas ao coração é livre de gordura trans, além de agir no combate aos radicais livres e previne contra o envelhecimento precoce das células.
Os nutrientes presentes na fibra contribuem também para o fortalecimento das defesas do corpo. O equilíbrio entre ômega 2 e 6 presentes na fibra produzem ácidos graxos saturados e insaturados importantes para a manutenção da saúde da pele.
De cor dourada e sabor que lembra levemente a castanha, o óleo de algodão pode ser substituto de vários outros óleos vegetais, um de seus pontos positivos comparado a outros, é o fato de que ele não perde propriedades nutritivas mesmo quando elevado a altas temperaturas. Ou seja, você pode utilizá-lo para frituras – com moderação, claro.
+ Inscreva-se aqui para uma corrida virtual! Entenda como funciona!