5 benefícios da prancha isométrica para você começar com esse exercício hoje mesmo

prancha abdominal é um exercício que trabalha diferentes grupos musculares, desde o core até ombros, costas, braços e glúteos. Prática, simples e eficiente, é uma postura que pode ser realizada em qualquer lugar, como em academias e/ou no conforto de nossa casa.

O exercício eleva o tônus muscular e melhora a postura, pois o corpo permanece em contração. Também melhora a consciência corporal, fortalecendo e prevenindo de possíveis lesões. Ele pode ser introduzido em qualquer esporte para potencializar as estrutura musculares envolvidas, mas é importante lembrar que cada um tem sua característica e fase de treinamento, que deve ser respeitada.

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A educadora física e bailarina, Anninha Martins, explica alguns dos benefícios que a prancha traz ao corpo, quando executada regularmente:

– Desenvolve a memória cognitiva: o indivíduo consegue assimilar qual é o alinhamento correto da coluna;
– Previne lesões posturais, como cifose e hérnia de disco;
– Funciona como uma analgesia de dores e/ou lesões já existentes;
– Fortalece o core; toda a cadeia anterior e posterior;
– Possibilita gasto calórico, de acordo com as individualidades biológicas.

5 benefícios da prancha isométrica para você começar com esse exercício hoje mesmo
Foto: Fotolia

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A educadora física ainda compartilha algumas dicas para que o exercício seja realizado da maneira correta:

  • Os cotovelos devem estar posicionados na linha dos ombros – ambas as mãos unidas, formando um “V”;
  • Os pés devem estar unidos com apoio da meia ponta ou do dorso dos pés – vai depender do fortalecimento do core da pessoa;
  • O tronco deve estar no sentido horizontal, com a contração dos glúteos para estabilizar o quadril;
  • Lembre-se de sempre aprofundar e tonificar o abdômen;
  • A posição da cabeça segue a cervical (é importante não soltar o pescoço);
  • O peso do corpo deve ficar nos braços (isso vai ajudar a permanecer na posição por mais tempo).

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Redação Webrun

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