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Veja quais são os benefícios que o spinning pode trazer à sua vida

Confira as dicas do professor da academia Bio Ritmo, Gilberto Ambrogi

Aliada dos que buscam perder peso e ganhar saúde, as bicicletas estão cada vez mais em evidência. O fato de não provocar impacto nas articulações faz do aparelho esportivo uma ótima opção, até para pessoas saindo de lesão. Segundo Gilberto Ambrogi, professor da academia Bio Ritmo, a verdade é que além da bike promover a diversão e interação dos usuários, também possibilita a queima de até 800 calorias em uma hora de aula.

Foto: Pixabay

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O especialista explica que homens e mulheres têm os mesmos benefícios quando o assunto é a aula de bike. “Para ambos o treino proporciona uma melhora significativa da condição cardiovascular, do tônus muscular nas pernas e glúteos e ainda possibilita alto gasto calórico”, explica. O professor reforça que qualquer pessoa apta a pedalar pode praticar a atividade. “A intensidade é facilmente modulada para cada indivíduo, inclusive aqueles que estão largando o sedentarismo ou que apresentam algum histórico de doença não restritiva”, finaliza Ambrogi.

Para evitar lesões, segundo Gilberto, é importante regular a bicicleta na altura e postura correta. “A regulagem protege o aluno e melhora sua performance e seu conforto ao pedalar”, comenta.

Os principais benefícios do spinning para quem pratica são: trabalhar todo o condicionamento físico e muscular, principalmente das pernas e glúteos; ajudar a tonificar as veias e melhorar os movimentos, o que contribui para a redução da pressão arterial, diminuindo os riscos de doenças cardíacas; estabilizar os batimentos cardíacos, assim como corridas e caminhadas; aumenta os níveis de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, além de dar mais disposição e ajudar a relaxar na hora do sono.

 

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Em muitos lugares aulas aulas são divididas por modalidades, como montanha, intervalado, estrada e outros. A professora da Bio Ritmo, Carol Santos, explica quais os benefícios de cada uma delas:

 

Montanha

Neste treino é possível proporcionar a simulação de um terreno inclinado onde os membros inferiores trabalharão com mais intensidade, em relação a força e potência. Trata-se de um treino que mistura capacidades anaeróbias e aeróbias, trabalha tanto condicionamento físico quanto resistência física. Tem um gasto calórico alto.

Intervalado

Treino voltado para capacidade de condicionamento físico. Por conta das altas intensidades atingidas nesta aula, é possível aumentar o gasto calórico durante e após este treino, ele conta com uma série obrigatória de um treino HIIT (high intensity interval training), que permite que o gasto calórico seja ainda mais elevado. Ótimo treino para auxiliar no emagrecimento.
Intervalado e Montanha

Treino que mistura 2 características. Platôs de treino que podem auxiliar no trabalho de resistência, fato que acontece no trecho de montanha da aula, e treino intervalado, de alta intensidade que proporciona alto gasto calórico e melhoria nos níveis de condicionamento.

Fat Burn

Treino aeróbico de característica regenerativa. Diante dos demais treinos, por ter intensidade menor em longos trechos, é possível usar substrato de gordura como fonte de energia, o que favorece para o emagrecimento, como para o ganho e melhoria de resistência física.

Estrada

É um longão. Treino sem descanso, intenso, como a ideia é não ter recuperação, trabalha resistências musculares e aeróbicas, e tem foco de uso no gordura como fonte de energia, já que é longo e não muito intenso. Conhecido como trabalho de endurance.
Race Day

Dia da competição. A aula dividida em 2 blocos, de um treino intervalado, como foco de melhorar condicionamento físico e alavancar o gasto calórico. Na parte final o participante é convidado a fazer o melhor que conseguir, o mais intenso possível durante 15 segundos, simulando uma prova de ciclismo de verdade.

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Daniel Krutman
Publicitário de formação, especialista em sociologia do consumo e em marketing digital. Trabalha há mais de 10 anos com conteúdo e marketing esportivo.
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