Bolsa-Atleta aumenta número de contemplados e de recursos

Marílson dos Santos vai receber a Bolsa-Atleta a partir deste ano (foto: Fernanda Paradizo/Divulgação)
Marílson dos Santos vai receber a Bolsa-Atleta a partir deste ano (foto: Fernanda Paradizo/Divulgação)

Mais atletas serão beneficiados a partir deste ano pelo programa Bolsa-Atleta, de iniciativa federal. Os 4.243 atletas contemplados com a bolsa compõem as 53 modalidades dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Em comparação a 2011, o programa teve um aumento de 33,3% no número de favorecidos que, a partir de uma nova lei, podem receber a bolsa mesmo se já possuírem patrocínio privado.

Além do número de bolsas, os recursos também aumentaram. Este ano serão R$ 60 milhões destinados aos bolsistas, escolhidos pelo alto rendimento e bons resultados em competições nacionais e internacionais, qualificatórias pelas respectivas confederações de cada esporte, independentemente de sua condição econômica. Os atletas são divididos em cinco categorias: Estudantil, de Base, Nacional, Internacional e Olímpica/Paraolímpica.

Nomes de destaque no atletismo internacional passam a integrar o programa, como Maurren Maggi (salto em distância), Fabiana Murer (salto com vara), Elisangela Adriano (lançamento de disco) e Marílson Gomes dos Santos (maratonista). Atletas de ponta e também novos talentos olímpicos e paraolímpicos são incentivados pelo Bolsa-Atleta. Ádria Santos (velocista), Roseane Santos (lançamento de disco, dardo e peso) e Sheila Finder (velocista e salto em distância) são outros beneficiados que permanecem com o apoio governamental.

Com a bolsa, os atletas podem se dedicar exclusivamente ao treinamento esportivo para desenvolver seu rendimento e participar das competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paraolímpicas. A meta é tornar o Brasil uma potência esportiva a partir dos Jogos Rio 2016.

Modalidades que não fazem parte dos Jogos Olímpicos ou Paraolímpicos são atendidas com subsídio máximo de 15% dos recursos do programa. As inscrições para bolsas dessas outras modalidades serão abertas ainda no primeiro semestre de 2012.

A lista dos atletas contemplados com a bolsa este ano pode ser conferida no site do Ministério do Esporte: www.esporte.gov.br

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts