• Recuperação - Botas pneumáticas: entenda como podem ajudar no tratamento de lesões

Botas pneumáticas: entenda como podem ajudar no tratamento de lesões

Percorrer longas distâncias, como uma maratona e durante os longões, pode ser cada vez mais desafiador para o corpo dos corredores. A exigência dos atletas profissionais e amadores causa preocupações com relação a recuperação muscular. Entre os diferentes métodos de tratamento e de prevenção de lesões, as botas pneumáticas prometem ajudar maratonistas e atletas de elite.

Criadas pela empresa norte-americana NormaTec, inicialmente foram feitas apenas para a região das pernas. Atualmente, com versões mais modernas e que englobam mais regiões do corpo, o acessório age como uma massagem na musculatura. A criadora das botas oferece duas versões que englobam diferentes regiões do corpo (pernas, braços, pernas e quadril, pernas e braços, ou o corpo inteiro).

Botas pneumáticas

Foto: Reprodução/Instagram

Luciana Moreira, fisioterapeuta, explica que “seu funcionamento se dá através de um sistema que infla e comprime a região a ser tratada , gerando uma espécie de massagem, o que ativa a circulação sanguínea, melhorando a mesma. Essa ampliação faz com que aumente a oxigenação tecidual, e consequentemente, o reparo das lesões. As botas são indicadas para lesões músculo esqueléticas, após cirurgias ortopédicas e pós treino ou provas de esportes em geral”.

+ Confira aqui o seu calendário completo de corridas de rua!

O nível dos estímulos pode variar conforme a preferência de quem controla o aparelho. Entre os atletas profissionais ao redor do mundo, o acessório se tornou popular por ser facilmente transportado, podendo ser utilizado em viagens e hotéis. O jogador brasileiro Neymar, a triatleta multicampeã do Ironman, Angela Naeth, e os astros da NBA, LeBron James e Giannis Antetokounmpo, são alguns exemplos de atletas de alto rendimento que utilizam a tecnologia. As botas pneumáticas funcionam por meio de uma bateria recarregável, sendo facilmente realizada por meio de uma tomada convencional.

Como comprar as botas pneumáticas

Infelizmente, o site oficial da marca não realiza envios diretos para o Brasil, mas, para aqueles que irão realizar uma viagem internacional e querem adquirir o produto, terão que pagar uma quantia que parte de US$1.295,00, o equivalente a R$5.452,08.

+ Conheça aqui o circuito Asics Golden Run 2020!

*Fonte: Luciana Regina Moreira, fisioterapeuta especializada em reabilitação músculo esquelética da Clínica Dr. Hong Jin Pai.

Comentários

Tags:, , , ,
Leonardo Boscolo
Sou um apaixonado por esportes e aspirante a corredor. Um jornalista que vê na corrida um mundo de objetivos a serem alcançados, realizações pessoais e a oportunidade de se tornar cada dia uma pessoa melhor.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade