Brasil inicia projeto de construção de Centro de Altitude

O Ministério do Esporte deu o primeiro passo para a construção de um centro de treinamento em altitude no Brasil, depois de reunião entre o Ministro Interino do Esporte Wadson Ribeiro, o Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Djan Madruga, o prefeito da cidade de Itamonte (MG), Marcos Tridon de Carvalho e o Secretário de Esporte e Lazer de Itamonte, Antonio José Costa. Na reunião foi decidido que a apresentação do projeto arquitetônico do complexo será feita até fevereiro deste ano, em uma obra realizada em parceria com os governos federal, estadual e municipal.

Nas instalações do Centro está previsto alojamento para os atletas, pista de atletismo, ginásio poliesportivo e parque aquático, num terreno localizado a 2.100 metros acima do nível do mar. Atualmente vários competidores treinam no município, mas sem uma estrutura adequada.

Enquanto o Centro não fica pronto, o Ministério firmou uma parceria com o único hotel localizado a 2.400m de altitude, onde será instalado já na próxima semana uma academia e um laboratório. A cidade também receberá a doação de uma pista de atletismo feita com pneu reciclado.

Segundo o Secretário Djan Madruga, a possibilidade de treino em Itamonte é vista como “um diamante esportivo, porque nossos desportistas não precisarão mais viajar para o exterior em busca de melhor condicionamento físico, o que vai gerar economia”. Diversas Confederações fizeram visita à região, entre elas a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA), Confederação Brasileira de Atletismo (CBA) e a Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri).

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts