• Corrida de Montanha - Corredores de 13 estados percorrem trilhas de Ilhabela na Brasil Ride Trail Run Series

Corredores de 13 estados percorrem trilhas de Ilhabela na Brasil Ride Trail Run Series

Fredson Gonçalves e Luanna Teixeira foram os mais rápidos na distância longa, de 19 km. Na prova curta, de 7,5 km, Claudiano Pires e Geisla Moraes são os primeiros a concluir a prova

Visual da Baía de São Sebastião. Foto: Wladimir Togumi / Brasil Ride

A manhã do último domingo, 5 de maio, foi bem movimentada no litoral norte de São Paulo. Enquanto ciclistas de vários cantos do país competiam no Warm Up Ilhabela de MTB, a segunda etapa da Brasil Ride Trail Run Series era realizada em paralelo, no arquipélago turístico de São Paulo. A corrida de montanha teve dois percursos. Um de 19 km e outro de 7,5 km, exigindo muito esforço dos competidores vindos de 13 estados. Na principal disputa, a longa, Fredson Gonçalves e Luanna Teixeira foram os campeões. Já na curta, os mais rápidos a cruzar a linha de chegada foram Claudiano Pires e Geisla Moraes.

+ Gosta de correr em montanha? Inscreva-se para a Mountain do Fernando de Noronha 2019!

Natural de São Sebastião, Fredson Gonçalves superou em pouco mais de um minuto seus dois principais concorrentes ao título. Enquanto Fredson concluiu os 19 km em 2h02min06, André Costa e Rafael Silva vieram logo em seguida, em 2h03min27 e 2h04min, respectivamente, completando o top 3 da distância. A prova se decidiu logo após passar da metade, quando os atletas atingiram 10 km.

“Participo de competições de montanha há muito tempo em Ilhabela e na região. Saí convicto de que poderia terminar no pódio, porque estudei bastante o percurso e conhecia os principais adversários. Iniciei na frente e mantive meu ritmo de prova, porque eram trilhas que eu conhecia. Ganhei confiança após cada quilômetro e assim foi até me sagrar campeão. Só consegui isso porque treinei bastante e acreditei em mim. Isso nos faz chegar longe”, contou Fredson, corredor de trail run desde 2014.

Na disputa feminina da longa, o título ficou com Luanna Teixeira, de Sapucaí-Mirim (MG). Ela concluiu o percurso em 2h31min08. Marilda Alves, em 2h34min46, e Viviane Poltronieri, com 2h41min20, completaram o top 3. “O percurso era pesado, técnico e desafiador. Após 11 km, a vice-líder encostou em mim, no momento em que parei para me hidratar. Corremos um certo tempo juntas, mas forcei o ritmo em uma subida curta em mata fechada e consegui escapar. Cheguei bem para garantir a vitória”, disse Luanna, que pela primeira vez competiu na Brasil Ride, após dois anos disputando corridas de montanha.

Do Mato Grosso do Sul para Ilhabela
Muitos corredores aproveitaram a prova para conhecer Ilhabela. Foi o caso das amigas Adriana Vaz e Carla Bardella, ambas do Mato Grosso do Sul. Elas vieram aproveitar o litoral norte de São Paulo e ainda participar da Trail Run Series. “Sou de Costa Rica (MS) e conheci a prova em 2018, graças a um convite da Drica para competir na etapa que teve lá durante o Pré-Mundial de Mountain Bike. Amei a prova, com uma organização ótima. Escolhemos vir para cá, porque é aniversário dela na terça-feira (7). Então, viemos comemorar”, disse Carla.

As amigas Carla e Drica
Foto: Wladimir Togumi / Brasil Ride

“Eu conheci a Trail Run em 2015, quando fui para Botucatu competir no Festival Brasil Ride. De lá para cá, troquei a bicicleta pela corrida de montanha e já são quatro anos competindo em diversas etapas da Brasil Ride. Na etapa de Costa Rica, no ano passado, o Mario Roma me convidou para ser a embaixadora e eu aceitei o convite”, disse Drica Vaz. “Meu hobby é correr e conhecer lugares novos, como é o caso de Ilhabela. Foi incrível correr aqui com esse visual”, completou.

Correndo em busca de uma vida saudável 
A presença da Brasil Ride Trail Run Series em Ilhabela ajudou a alterar a forma como os moradores da cidade encaram a corrida. No grupo Life 4 Fun, que esteve presente em 2018, na estreia do evento, o perfil dos corredores demonstrou evolução. “Em 2019, estamos com 30 atletas participando da competição. Porém, se no ano passado todos competiram na curta, desta vez temos nove inscritos na longa. Estamos super felizes por curtir esse evento”, disse Daniela de Castro, organizadora da equipe de corrida. “Essa prova foi legal, porque o nosso treinador, o Ricardo, acompanhou minha mãe, de 65 anos, em sua estreia na trail run”.

“Apesar de ser minha primeira corrida de montanha, já tive experiência em outras provas de asfalto. Comecei a praticar esporte porque era fumante e queria melhorar a qualidade de vida. Hoje, faz sete meses que não fumo e de lá para cá colecionei seis troféus. Para mim, o importante foi completar o percurso de 7,5 km, com a ajuda do meu treinador ao lado”, disse Maria Victoria de Castro.

Professor Ricardo e Maria Victoria de Castro
Foto: Wladimir Togumi / Brasil Ride

Etapa em 2020 confirmada
O sucesso da segunda edição em Ilhabela fez a organização confirmar sua realização em 2020. A intenção é de que a prova tenha ainda mais atrações. “Assim como no mountain bike, que terá algumas atrações novas em 2020, na corrida de montanha também teremos novidades, como a corrida kids e a caminhada de rua, para atrair ainda mais participantes, interessados na prática de atividades físicas”, relevou Rafael Campos, diretor de prova da Brasil Ride.

“Desenhamos as provas pensando nos dois extremos do nosso público. Desde os atletas com mais experiência e focados em performance, com percurso desafiador, até os iniciantes que querem fazer pela primeira vez uma prova como essa, caso de gente que fez os 7,5 km da curta caminhando, mas que curte por ser uma experiência diferente de caminhar por trilhas em matas, algo que a corrida de rua não propicia. Essa é uma preocupação nossa, quando montamos nosso percurso em todas as etapas da Trail Run Series”, comentou Rafael Campos.

+ Veja mais provas da modalidade!

Comentários

Tags:, , , , , , , , , , ,
Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade