• Pan - Brasileiros lutam por medalhas nos 20 km marcha atlética do Pan de Lima

Brasileiros lutam por medalhas nos 20 km marcha atlética do Pan de Lima

Depois da maratona, o atletismo volta à cena dos Jogos Pan-Americanos. A disputa das provas feminina e masculina dos 20 km da marcha atlética do Pan de Lima acontecem neste domingo (4/8). O palco da disputa será um circuito de 1 km montado na Avenida José Larco, ao lado do Parque Kennedy, em Miraflores, um dos 43 distritos que formam a província da capital peruana.

+ Quer correr uma meia maratona com paisagens incríveis? Confira a Meia Maratona de Jurerê!

A largada das mulheres está prevista para as 8h (10h no Brasil), enquanto os homens marcham a partir das 10h30 (12h30 no horário oficial de Brasília).

O Brasil terá três representantes neste domingo: Erica Rocha de Sena (Orcampi Unimed), no feminino, Caio Bonfim (CASO-DF) e Moacir Zimmermann (Balneário Camboriú-SC), no masculino. Erica e Caio estão entre os favoritos para lutar por um lugar no pódio.

“Acho que consegui fazer uma excelente preparação. Estou muito confiante para obter um grande resultado”, disse a pernambucana Erica, radicada desde 2011 em Cuenca, no Equador, onde é casada com Andrés Chocho, também marchador (é recordista sul-americano dos 50 km) e seu treinador.

Brasileiros lutam por medalhas nos 20 km marcha atlética do Pan de Lima - Foto: Wagner Carmo/CBAt

Erica, primeira medalhista brasileira na marcha na história do pan, é esperança na marcha atlética do Pan de Lima – Foto: Wagner Carmo/CBAt

Medalha de prata no Pan de Toronto 2015, o primeiro pódio da marcha brasileira na história da competição, Erica aponta a colombiana Sandra Lorena e a peruana Kimberly Garcia, finalistas no último Mundial, como principais adversárias. “Pude treinar com o Caio Bonfim, em Cuenca, onde ele fez um camping de altitude. Ver atletas treinando forte motiva a gente. O Caio é muito raçudo”, comentou a atleta de 34 anos, que está desde quarta-feira (31) na Vila Pan-Americana.

Caio, medalha de bronze em Toronto 2015, está desde segunda-feira (29) fazendo os ajustes finais e a adaptação ao clima de Lima. O atleta segue a programação elaborada pelos pais e treinadores João Sena e Gianetti Bonfim, em parceria com a CBAt e o COB. “Estou bem preparado, depois do Camping de Treinamento que fiz na altitude de Cuenca, no Equador. Contei com uma excelente estrutura e tive ajuda da Erica e do Chocho”, lembrou. “Não vai ser fácil. Muitos adversários de alto nível e o objetivo é fazer a melhor prova possível.”

Brasileiros lutam por medalhas nos 20 km marcha atlética do Pan de Lima - Foto: Wagner Carmo/CBAt

Caio Bonfim é um dos favoritos na marcha atlética do Pan de Lima – Foto: Wagner Carmo/CBAt

Para João Sena, Caio, que foi bronze no Mundial de Londres 2017, está muito bem. “Ele passou muito bem por todos os exames científicos feitos pelo COB e está no auge da forma física e técnica.”

+ O seu calendário de corridas está aqui!

Moacir Zimmermann também está otimista. “Treinei muito e me dedico exclusivamente à marcha. Quero um grande resultado no Pan, de olho na Olimpíada de Tóquio 2020”, afirmou o paranaense, que defende a equipe do Balneário Camboriú (SC).

Brasileiros lutam por medalhas nos 20 km marcha atlética do Pan de Lima - Foto: divulgação

Moacir espera garantir um bom resultado na marcha atlética do Pan de Lima visando as olimpíadas de 2020 – Foto: Divulgação

O nível técnico da prova masculina deverá será muito forte, pois reunirá dois medalhistas do Mundial de Londres dos 20 km. O colombiano Eider Arévalo foi o ganhador da medalha de ouro (1h18min53s) e Caio Bonfim, bronze (1h19min04s).

Em La Coruña, em junho, Caio bateu o recorde brasileiro, com 1h18min47s, quebrando a marca que era dele mesmo, conquistada no bronze do Mundial de Londres 2017. O resultado é a segunda melhor marca de toda história no Ranking Sul-Americano, atrás apenas do campeão olímpico equatoriano Jefferson Pérez, que tem 1h17min21s, desde 2003.

As provas de pista e campo ocorrerão no Estádio de la Videna, a partir de terça-feira (6/8). O torneio termina no dia 11 de agosto, com as provas dos 50 km marcha atlética, no último dia de competição. O Brasil terá três representantes nos 50 km: Caio Bonfim, Viviane Santana Lyra (FECAM-PR) e Elianay Santana Barbosa (CASO-DF) na.

Comentários

Tags:, , , , ,
Leonardo Boscolo
Sou um apaixonado por esportes e aspirante a corredor. Um jornalista que vê na corrida um mundo de objetivos a serem alcançados, realizações pessoais e a oportunidade de se tornar cada dia uma pessoa melhor.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade