Brasileiros vencem quenianos no Circuito Caixa em Uberlândia

Atletas do Cruzeiro garantiram os três primeiros lugares do pódio masculino (foto: Luiz Doro/adorofoto)
Atletas do Cruzeiro garantiram os três primeiros lugares do pódio masculino (foto: Luiz Doro/adorofoto)

A disputa entre atletas brasileiros e quenianos na etapa de Uberlândia do Circuito Caixa neste fim de semana foi acirrada e mostrou a qualidade dos nossos atletas tupiniquins. Na categoria masculina, José Márcio Leão da Silva, Giomar Pereira da Silva e João Ferreira de Lima levaram os três primeiros lugares do pódio na etapa noturna, que aconteceu no sábado (12/05).

O clima no início da noite estava agradável, por volta de 19°C, o que facilitou para os atletas manterem o ritmo forte na prova de dez quilômetros. Os quenianos Kiprotich Kemboi e Joseph Aperumoi abriram o pelotão, seguidos por José Márcio Leão, que correu lado a lado no terceiro quilômetro. Depois, seguiu sozinho até o final do percurso, concluindo em 29min46, apenas 15 segundos acima do recorde da prova na cidade de Uberlândia.

“Estava me sentindo muito bem e por isso forcei o ritmo após a metade da prova. Foi minha estreia em provas noturnas e gostei muito do horário e do percurso”, elogia Leão, pernambucano de Garanhuns de apenas 21 anos. Esta foi a segunda vitória do corredor do Cruzeiro no Circuito Caixa, que venceu a etapa de Belo Horizonte ano passado.

A vitória deste fim de semana manteve Leão na liderança do Ranking Nacional CBAt/Caixa de 2012 após vencer a Meia Maratona de Fortaleza, em abril, e conquistar o terceiro lugar na abertura do Circuito Caixa, em Goiânia.

O companheiro de clube e vice-campeão da etapa, Giomar Pereira da Silva, também garantiu sua colocação no segundo lugar do ranking. “O resultado foi ótimo porque conseguimos bater os quenianos”, conta o “rei do Circuito”, com 20 vitórias e tetracampeão brasileiro.

Já na disputa feminina, a queniana Jackyne Chemwek ganhou a ponta da prova, mas uma brasileira apareceu logo atrás para garantir o País no pódio. Foi Adriana Cristina Silva da Luz, de apenas 19 anos, a vice-campeã, com 35min24, 22 segundos depois de Jackyne.

Natural de São Luís, no Maranhão, Adriana mudou-se para Belo Horizonte aos 12 anos para se dedicar ao atletismo. “Vou me dedicar à prova de cinco e dez quilômetros e também à meia maratona. Meu sonho é disputar a Olimpíada de 2016, no Rio”, diz animada.

Surpresa entre os amadores – A disputa no Parque Sabiá durante a noite teve ainda dois personagens especiais no pelotão amador. Karolina Cordeiro percorreu os cinco quilômetros empurrando o carrinho do seu filho Pedro, de cinco anos, que tem a Síndrome de Aicardi-Goutières (SAG), doença rara, com cerca de 50 casos documentados em todo o mundo e que não possui cura nem bibliografia disponível.

Para Karolina, as atividades esportivas incentivam a melhora do filho. “Pedro fica muito feliz quando eu o levo para treinar minha corrida. Percebo que ele vem melhorando”, conta. “Hoje ganhei um presente maravilhoso de Dia das Mães. A corrida foi um marco e o melhor dia das nossas vidas”, finaliza emocionada.

Confira o resultado do Circuito Caixa etapa Uberlândia:

Masculino

  • 1º José Márcio Leão da Silva (Cruzeiro/CAIXA) – 29min46
  • 2º Giomar Pereira da Silva ((Cruzeiro/CAIXA) – 30min02
  • 3º João Ferreira de Lima (Cruzeiro/CAIXA) – 30min15
  • 4º Kiprotich Kemboi (Quênia/Luasa) – 30min34
  • 5º Luís Paulo da Silva Antunes (Luasa) – 30min40
  • Feminino

  • 1ª Jaclyne Chemek (Quênia/Luasa) – 35min02
  • 2ª Adriana Cristina Silva da Luz (HF Treinamento/SESI) – 35min24
  • 3ª Vanda Carneiro Chagas (Grancursos/Agel/CAIXA) – 35min46
  • 4ª Conceição de Maria Carvalho Oliveira (FindYourSelf/CAIXA) – 35min57
  • 5ª Roselaine de Souza Silva (Cruzeiro/CAIXA) – 36min25
  • Este texto foi escrito por: Webrun

    Redação Webrun

    Redação Webrun

    Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

    Ver todos os posts