• Bem Estar - Calistenia: o treinamento com seu próprio peso

Calistenia: o treinamento com seu próprio peso

Conheça a calistenia, ela requer apenas a ajuda de alguns objetos

Muita gente com certeza já realizou esta prática esportiva alguma vez na vida, mesmo sem saber que o nome era este. Você pode ter praticado a calistenia até mesmo nas aulas de educação física na escola, quem não lembra de quando o professor dava uma aula mais pesada e fazia todo mundo fazer exercícios como flexões de braços, abdominais, saltos e corridas? Ele não estava sendo o vilão da história, estava fazendo com que você e seus colegas praticassem alguns exercícios de calistenia, para ter uma melhor aptidão física.

Felipe Kutianski, preparador físico da Ziva Brasil, marca mundial de equipamentos funcionais e pesos livres conta que a calistenia é bem antiga. “Se fizermos um levantamento histórico de onde começou, vamos pegar todo treinamento da Grécia Antiga e dos espartanos que se utilizavam das corridas, subidas e alguns movimentos para treinar para as batalhas. No passado, a calistenia era usada numa visão de treinamento militar, hoje não mais”, conta o preparador físico.

Foto: Acervo pessoal

Foto: Acervo pessoal

O que é calistenia?

A calistenia é todo treinamento que você usa apenas o peso do seu corpo com a ajuda eventual de alguns acessórios, como por exemplo apoio de mão, colchonete, barra fixa, entre outros. Segundo ele, hoje, qualquer pessoa pode fazê-la. “Como você só utiliza o peso do corpo, a sobrecarga é controlada. Nas flexões de braço, por exemplo, para aumentar a carga você diminui a velocidade do movimento”, explica Kutianski.

A calistenia como base os agachamentos, abdominais, pranchas, flexões e barras fixas. Dentro disso existem derivações mais avançadas. “Calistenia quer dizer: você é sua academia, você pode praticar em qualquer lugar. Só precisa de um bom acompanhamento e técnica.”, diz o preparador físico.

 

Não perca a chance de correr a 7ª Meia Maratona Pague Menos Campinas

 

Benefícios

O treinamento de calistenia é adequado para promover o crescimento de massa muscular magra, auxiliar no aumento de sua força, promover uma melhor mobilidade, flexibilidade, agilidade e resistência.

Não há desculpas para adiar o início dessa prática, já que não é exigido qualquer instrumento ou um lugar pré-determinado, ele também favorece ao desenvolvimento e evolução de sua coordenação motora. Reserve um pequeno período de sua rotina para você se manter mais saudável e em forma.

Comentários

Tags:,
Gabriel Gameiro
Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade