É possível calcular quantas calorias se transformam em 1kg?

Você já se pegou comendo algo bem calórico e parou para pensar quanto iria engordar depois daquilo? É possível ver diversas informações espalhadas pelas redes sociais, onde mostram quanto você precisa se exercitar para perder as calorias de determinada refeição, mas o professor doutor em Fisiologia do Exercício, nutricionista clínico e esportivo, Ricardo Zanuto conta que não é bem assim.

“Infelizmente não é possível calcular quantas calorias são necessárias para se transformar em 1kg, uma vez que ao ingerirmos os alimentos os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) que fornecem energia para o corpo podem ir para destinos diferentes, como fornecimento e armazenamento de energia, produção de tecidos, hormônios e outros locais”, diz.

Nem todos os macronutrientes que ingerimos são absorvidos, alguns são eliminados. “Além disso, 1kg de massa não necessariamente é 100% composto de macronutrientes, por exemplo, o músculo é rico em água, diferente do tecido adiposo”, explica Zanuto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Christina Volpe

Christina Volpe

Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.

Ver todos os posts