• Corridas de Rua - Campeã olímpica da maratona é suspensa em teste antidoping surpresa

Campeã olímpica da maratona é suspensa em teste antidoping surpresa

Jemima Sumgong pegou 4 anos de suspensão

Mais um caso de doping foi divulgado nesta terça (7), a campeã da maratona nos Jogos Olímpicos do Rio foi flagrada com EPO, substância proibida pela Agência Mundial Antidoping. O teste foi feito fora do período de competições, em fevereiro, e Jemima Sumgong teve punição severa de 4 anos.

Em 2012 a atleta também foi suspensa pela utilização de prednisolona, um esteroide proibido. Na época, ela justificou que a substância foi utilizada para curar um problema no quadril.

Jemima manterá seu título de campeã olímpica Foto: Fernanda Paradizo/FotoArena

Jemima manterá seu título de campeã olímpica Foto: Fernanda Paradizo/FotoArena

Segundo Nelson Evêncio, treinador e colunista do Webrun, Jemima teve ótimo resultado na Maratona do Rio e São Silvestre, correndo em ritmo forte nas duas provas. “Não se sabe, mas ela pode ter usado algo e calculado exatamente o período para não ser pega”. O EPO (substância que aumenta a resistência muscular), só é detectado em exames de sangue até 72h após o uso. Ou seja, se o sangue não é recolhido, o teste não aponta nada, mas a substância continua fazendo efeito.

Inscreva-se aqui para a 6ª Rolling Stone Music & Run!

Sumgong alegou que a presença do hormônio aconteceu durante a internação em um hospital do Quênia, devido a uma gravidez ectópica, no qual o embrião se forma fora do útero. Porém o recurso foi considerado “inconsistente ao máximo”, além da atleta não ter fornecidos documentos relativos à sua estada no hospital.

Jemima em Londres, após o tombo em 2016 Foto: RogerAllen/Divulgação Facebook

Jemima em Londres, após o tombo em 2016 Foto: RogerAllen/Divulgação Facebook

 resultado positivo não vai tirar sua conquista olímpica, mas impedirá que ela participe do Mundial de 2019 e dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Jemima foi a primeira a mulher queniana a conquista ouro em uma maratona olímpica e quando foi suspensa provisoriamente em abril, liderava o ranking das Majors Marathons e receberia um total de US$ 250 mil caso mantivesse a posição até 17 de abril.

Comentários

Tags:, , , , , , , ,
Christina Volpe
Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade

{{infoclima.data}}

{{infoclima.cidade}}

{{infoclima.temperatura}}


  • {{dias.date}}
    {{dias.high}}
    {{dias.low}}
Outras cidades
Selecione sua cidade
  • {{e.name}}