Campeões da Maratona de Boston defendem o título esse ano

Redação Webrun | Corridas de Rua · 27 jan, 2009

Cheruiyot correrá para fazer história (foto: Divulgação/ Fayfoto)
Cheruiyot correrá para fazer história (foto: Divulgação/ Fayfoto)

No dia 20 de abril acontece a edição 2009 da Maratona de Boston, competição que esse ano terá no field o queniano Robert Cheruiyot e a etíope Dire Tune, campeões da edição do ano passado. Cheruiyot é tetracampeão da prova e em 2007 faturou o título do World Marathon Majors (Maiores Maratonas do Mundo), enquanto Tune tentará sua segunda vitória consecutiva.

“Gostaria de agradecer aos organizadores por me convidarem mais uma vez para correr em Boston”, comenta Cheruiyot. “Boston é uma das minhas corridas favoritas e estou treinando o máximo possível para tentar a quinta vitória e, se possível, obter meu melhor tempo”, completa o atleta de 30 anos.

Vencedor em 2003, 2006, 2007 e 2008, Cheruiyot é o corredor mais jovem e o primeiro queniano a obter o tetracampeonato. Ano passado ele venceu a corrida com um tempo de 32 segundos acima do seu recorde de 2006, de 2h07min14 e em 2007 teve que vencer uma forte tempestade para cruzar em primeiro.

Cheruiyot divide a honra dos quatro títulos com Gerard Cote e Bill Rodgers, além de Clarence DeMar (sete vitórias) e foi o único corredor a vencer no mesmo ano as Maratonas de Boston e Chicago, em 2006. O World Marathon Majors entra no seu terceiro ciclo bienal e premia os melhores atletas do mundo a competirem nas Maratonas de Boston, Londres, Berlin, Chicago e Nova York.

Feminino – Já Dire Tune, de 22 anos, se sobressaiu ano passado mesmo tendo como companhia as ex-campeões Lidiya Grigoryeva e Rita Jeptoo. Numa disputa até as milhas finais com a russa Alevtina Biktimirova, ela fechou os 42,195 quilômetros em 2h25min25, dois segundos à frente da adversária.

“Desde que eu era mais nova, sempre sonhei em competir na Maratona de Boston”, lembra a etíope. “Meu sonho se realizou não apenas em vir a Boston, mas vencer também. Agora tenho uma inacreditável determinação para defender meu título, Boston se tornou um local especial para mim e eu agradeço ao patrocinador John Hancock pela oportunidade”, completa.

Em 2008 Tune também venceu a Maratona de Houston, estabeleceu o recorde para a Corrida de Uma Hora (18,517 quilômetros), finalizou na 15ª colocação a Maratona Olímpica de Pequim, na China, e em sétimo na prova de Nova York. Ela também é a vencedora da Maratona de Houston em 2007 e da Maratona de Hong Kong em 2006.

“Estamos orgulhosos de poder contar com os defensores do título para a edição 113 da Maratona de Boston”, comemora Guy Morse, diretor executivo da Associação de Atletismo de Boston (Boston Athletic Association). “Ninguém consegue esquecer o sprint de Dire em 2008 e, obviamente, Robert tentará fazer história. Os fãs podem esperar uma corrida emocionante por parte de ambos”, finaliza.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!