
Juraci Moreira Jr.: atualmente 18° colocado no ranking da ITU (foto: Fernanda Paradizo)
O Campeonato Brasileiro de Triathlon foi disputado na tarde de hoje, em Brasília. A competição disputada com variações de temperatura alternando sol, chuva e muito calor definiu num único round o campeão brasileiro da modalidade.
Masculino: Juraci Moreira Jr (Pão de Açúcar Club), liderou a competição de ponta a ponta e fechou a prova com tempo de 1:54:06. Na segunda colocação Paulo Myiasiro (Pão de Açúcar Club), na marca de 1:55:29, seguido de Antônio Marcos Souza e Silva (Indaiá), em terceiro, com 1:55:41.
Completaram o pódio masculino Leandro Macedo (Pão de Açúcar Club), com 1:56:43, na quarta colocação e Luiz Catta Preta (Brasil Telecom), quinto colocado com 1:56:54, numa acirrada disputa final.
Juraci Moreira Jr., passou dois meses treinando com equipes da Califórnia e em seu retorno sagrou-se campeão brasileiro de triathlon:
“Foi uma prova bastante disputada, principalmente na etapa de ciclismo, quando estava lado-a-lado com o Miyasiro. Ventou muito e garoou durante todo o percurso. Na transição, porém, aumentei o ritmo e consegui me distanciar dos demais na corrida”, analisou o triathleta que aos 23 anos passa a fazer parte da a Equipe Olímpica Permanente da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri).
Feminino: Entre as mulheres a triathleta local, Mariana Ohata (Pão de Açúcar Club), foi a vitoriosa com a marca de em 2:06:10.
Vencer em casa é o melhor prêmio. Ter a torcida da família e dos amigos ajuda muito. Tive dificuldades na natação, pois minha roupa de borracha abriu e entrou água. Mas consegui me recuperar no ciclismo, apesar da chuva e do vento, e sair para a corrida em primeiro, disse, Ohata.
Sandra Soldan e Gisele Bertucci, ambas do Pão de Açúcar Club, concluíram a prova na segunda (2:07:06) e terceira (2:14:32) colocações respectivamente.
Subiram a pódio ainda, Ana Cristina Boccanera , quarta colocada, com 2:15:450 e Rita Correia, quinto lugar na marca de 2:17:421.
Campeonato Brasileiro de Triathlon: A competição reuniu quase 400 atletas, sendo 54 profissionais, foi disputada em distância olímpica – 1,5Km de natação, 40Km de ciclismo e 10Km de corrida.
De acordo com o critério técnico os cinco primeiros colocados no masculino e três no feminino garantiram vaga para a Equipe Olímpica Permanente da Confederação Brasileira de Triathlon CBTri.
Assim, Juraci Moreira, Paulo Henrique Miyashiro, Antônio Marcos da Silva, Leandro Macedo, Luís Catta Preta, Mariana Ohata, Sandra Soldan e Gisele Bertucci passam a integrar a seleção tem ajuda de custo mensal do Comitê Olímpico Brasileiro, além de passagens, alimentação e hospedagem para etapas da World Cup da International Triathlon Union (ITU), que somam pontos para o ranking mundial e classificam para a Olimpíada de Atenas.
Patrocínio O teve patrocínio de Brasil Telecom, Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal, Caesb (Companhia de Águas e Esgoto do Distrito Federal) e Paulo Octávio Empreendimentos Imobiliários.
Confira os resultados completos do Campeonato Brasileiro de Triathlon
Este texto foi escrito por: Webrun