Exagerou? Nutricionista indica cardápio detox de um dia

cardápio detox
Cardápio detox não deve ser feito sempre./ Foto: Pexels

Ao exagerar comilança, é normal que o organismo demore um pouco para se recuperar. Porém, é importante descansar e apostar em uma alimentação leve, desintoxicante e nutritiva. Frutas e legumes como abacaxi, maçã e couve manteiga possuem enzimas que favorecem a drenagem de toxinas e auxiliam na desintoxicação feita pelo fígado.

E para quem abusou de bebida alcoólica é essencial consumir alimentos ricos em potássio como banana, melão, pêssego e frutas secas. Melhorar o sistema imunológico consumindo cenoura, acerola, laranja, limão, abacaxi e vegetais verdes escuros (couve, brócolis, espinafre, rúcula) é fundamental neste momento.

Repor energias não significa repor calorias, mas sim nutrientes. Portanto, consumir alimentos que ajudam a desinflamar, desinchar, hidratar e melhorar a imunidade é muito importante para aos poucos voltar a ter energia para retomar a rotina. Lembrando que o organismo precisa de, no mínimo, sete dias para desintoxicar.

Para quem quer fazer um dia de alimentação mais leve, a nutricionista Adriana Stavro, especializada em Nutrição Funcional, preparou um cardápio detox de um dia, confira.

Cardápio detox

Shot Detox 1 – Consumir ao acordar em jejum
– Ingredientes:
20 gotas de extrato de própolis verde
1 col. (café) de cúrcuma
1 col. (café) de gengibre em pó
suco de 1/2 limão
20ml pouco de água
– Modo de preparo: misturar todos os ingredientes e beber em seguida

+ O seu calendário de corridas para o segundo semestre está aqui!

Shot detox e antioxidante 2 – beba pela manhã
– Ingredientes:
1/2 unidade de beterraba média sem a casca
1 rodela de gengibre grossa (10g), sem a casca
Modo de preparo: passe os ingredientes na centrífuga. Se for bater no liquidificador, dobre a medida dos ingredientes e acrescente 1xíc. (café) de água de coco ou suco de limão. Coe e beba em seguida.

Shot detox 3 – consumir pela manhã
– Ingredientes:
Suco de 1 limão
1 colher de sopa de vinagre de maçã
1 colher de café de cúrcuma
1 rodela de 1cm de gengibre sem casca
5g de glutamina (opcional)
– Modo de preparo: passe os ingredientes na centrífuga. Se for bater no liquidificador, dobre a medida dos ingredientes e acrescente 1xíc. (café) de água de coco ou água filtrada. Coe e beba em seguida.

Shot detox 4
– Ingredientes:
Suco de 1 limão
1 rodela de 1cm de gengibre sem casca
1 colher de café de chlorella (uma espécie de alga, a chlorella ajuda a eliminar toxinas e ainda é considerada um alimento para as células)
– Modo de preparo: Passe os ingredientes na centrífuga. Se for bater no liquidificador, dobre a medida dos ingredientes e acrescente 1xíc. (café) de água de coco ou água filtrada. Coe e beba em seguida.

Água saborizada ao longo do dia: com gengibre, limão siciliano, hortelã, casca de maçã, canela em pau, rodela de abacaxi, casca de laranja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts