Care Club dá dicas para quer vai correr a Maratona de Porto Alegre

Care Club dá dicas para quer vai correr a Maratona de Porto Alegre
Foto: Care Club

Uma das provas mais rápidas do calendário brasileiro, a Maratona de Porto Alegre vai retornar, depois de dois anos de pausa por conta da pandemia, no dia 12 de junho. É a prova brasileira mai procurada por amadores que sonham em conseguir o tempo classificatório para a Boston Marathon. Pensando nisso, os profissionais da Care Club Porto Alegre preparam importantes dicas para ajudar os maratonistas a realizarem este sonho.

Os atuais recordes da Maratona de Porto Alegre são da queniana Ednah Mukhwana (02:32:41-2013) e o brasileiro Luís Carlos da Silva, conhecido por Atalaia, cidade do Paraná onde nasceu e reside (02:12:59 – 1994). “Não dá para ter performance de atleta com alimentação de amador,  quem está treinando para uma maratona não pode brincar, e nunca experiente nada no dia da prova”, orienta Denise Entrudo, que é também maratonista amadora e há 14 anos trabalha com corredores de rua e triatletas. 

E para ajudar nessa jornada em busca da conquista do índice de Boston seguem abaixo as dicas do fisioterapeuta Anderson Dornelles e da nutricionista Denise. 

+ Inscreva-se para uma corrida de rua, clique aqui!

SEIS DICAS CARE CLUB

TÊNIS CERTO: sempre o que for mais confortável. Os novos modelos com placa de carbono na entressola dão uma ligeira melhora na performance, mas nada se falou se previnem lesões. Peça orientação para um fisioterapeuta do esporte, profissional credenciado para te ajudar nessa escolha, que vai levar em conta sua saúde e sua trajetória esportiva. 

POSTURA PERFEITA: alguns atletas da elite correm até feio, cruzando os braços, caindo com o joelho em valgo, mas são profissionais. O amador deve sempre buscar um padrão de corrida que gere uma economia de energia, que evite sobrecarga de esforço. Na literatura médica e científica não há consenso se é melhor correr tocando o chão primeiro com o calcanhar ou o médio pé. Isso está mais relacionado com a capacidade do indivíduo. 

Recovery: essa prática no pós-treino ou pós-prova, com massagens terapêuticas, mobilizações faciais, trabalhos de mobilidade de ativação, banheira de gelo, terapia de laser, botas de compressão, tudo isso faz parte da otimização da recuperação. O recovery deixa o atleta em uma condição física melhor e diminui o risco de lesões.

Alimentação correta: não existem alimentos bons ou ruins, o nutricionista esportivo vai recomendar alimentos que tragam benefício ao treinamento – às vezes manter o simples já está ótimo. Nossa alimentação tem que ser baseada na comida em si, não na suplementação. Há muitos suplementos no mercado e pouca comprovação científica. E o volume da alimentação tem que estar de acordo com o volume de treinamento. E para isso é fundamental fazer a avaliação corporal.

Carboidratos: geram performance, o maratonista vai correr melhor em treinos acima de 40 minutos. A evidência científica é pelo tempo, não pela quilometragem. Não use sua percepção, mas sim a ciência.

Proteínas: whey e creatina são proteínas indicadas para o reparo da estrutura muscular no pós-treino, com comprovação científica. 

Sobre a Care Club

Fundada em 2010, pelo médico do Esporte Gustavo Magliocca e os fisioterapeutas Renan Malvestio e Cássio Siqueira, a Care Club oferece serviços inovadores para a manutenção da saúde por meio de planejamento individualizado que contempla atividade física, fisioterapia, alimentação e atendimento médico preventivo. São 12 unidades (nove em São Paulo, uma em Piracicaba, uma no Rio de Janeiro e uma em Porto Alegre) e mais de 280 especialistas na saúde do exercício e do esporte. A Care Club já atendeu mais de 30 mil clientes pelo País, entre atletas amadores, profissionais e praticantes de atividade física de todos os níveis.

Unidade Porto Alegre

Rua Dona Laura, 570 – Rio Branco, Porto Alegre/RS – 90430-090

Horário de funcionamento: segunda a Sexta: 7h às 21h; e sábado: 8h às 14h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts