CBAt anuncia novo doping de Luis Paulo da Silva Antunes

O fundista Luis Paulo da Silva Antunes foi pego novamente em um caso de doping, dessa vez após testes feitos na Maratona de Curitiba disputada em novembro do ano passado. Ele já estava suspenso depois que as substâncias proibidas Stanozolol e seus Metabólitos 3-Hydroxy-Stanozolol e 16 Betahydroxy-Stanozolol (AAS Exógeno-1A) foram encontradas em sua urina nos exames realizados na Maratona de Foz do Iguaçu (27/09/2015).

Segundo comunicado da CBAt, dessa vez foram detectados Stanozolol e seus Metabólitos 3OH- Stanozolol e 16 OH- Stanozolol (AAS Exógeno-S1A), componentes proibidos pelo Código Mundial Antidoping. De acordo com a Agência Antidpong dos Estados Unidos, o Stanozolol é um esteroide sintético derivado da testosterona, que possui propriedades anabólicas e andrógenas.

Paulo aguarda o julgamento da CBAt. Foto: Decio Mariotto/ Fotop Paulo aguarda o julgamento da CBAt. Foto: Decio Mariotto/ Fotop

A substância é proibida pela Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF) desde 1974 e o caso mais notório é do ex-velocista canadense Ben Johson, que foi flagrado com a substância durante a Olimpíada de Seul 1988 e teve sua medalha de ouro cassada e o recorde mundial dos 100m anulado. Entre os efeitos colaterais do esteroide estão riscos de ataque cardíaco, distúrbios psiquiátricos, impotência e atrofia dos testículos.

A liberação do exame do doping seria positiva?

Luis Paulo está suspenso provisoriamente pela CBAt até que seja julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva da entidade pela segunda infração de dopagem consecutiva. Ele não solicitou a abertura da amostra B de sua urina e não teve as desculpas aceitas pela Confederação.

Como base de comparação, quatro atletas da Liga Principal de Baseball dos Estados Unidos foram suspensos por 80 jogos ou uma temporada após testarem positivo para Stanozolol. De acordo com o Código Mundial Antidoping de 2015, quem for flagrado com a substância durante a Olimpíada do Rio 2016 poderá ser banidos do esporte por quatro anos.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts