• Incentivo ao Esporte - CBAt e Prefeitura apresentam programa de atletismo em escolas municipais

CBAt e Prefeitura apresentam programa de atletismo em escolas municipais

Programa, que ainda tem parceria com a Caixa e o Instituto Sanderlei Parrela, vai levar o esporte para 12 mil crianças de 24 unidades da rede de ensino

O programa Atletismo na Escola foi apresentado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e a Prefeitura de Bragança Paulista, nesta segunda-feira (10/6), em cerimônia realizada no CNDA. O objetivo é inserir o atletismo na grade curricular e com isso fazer o esporte chegar a 12 mil crianças em 24 escolas da rede municipal. O finalista olímpico Darlan Romani, do arremesso do peso, é o padrinho do programa.

A Caixa, que apoia iniciativas com responsabilidade social, também é parceira do projeto, assim como o Instituto Sanderlei Parrela. Na parceria assinada com a Secretaria Municipal de Educação de Bragança Paulista o objetivo é que o atletismo faça parte da cultura esportiva da cidade por meio de várias ações em andamento. É meta levar o esporte para as crianças nas aulas de Educação Física, com capacitação de 100% dos professores (MiniAtletismo e curso continuado) e inserção na grade curricular de Educação Física.

Foto: Wagner Carmo/ CBAt

A interação é outro ponto do programa que pretende permitir que as crianças tenham experiências ligadas ao esporte: atividades, Heróis do Atletismo e atletas irão às escolas, alunos e professores ao CNDA. Ainda estão contempladas a realização de competições que vão movimentar as escolas. Parte importante, o treinamento será desenvolvido em cinco polos de atletismo, escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade, envolvendo 125 crianças, uma equipe de gestores e professores. As Escolas Municipais que vão receber os polos de treinamento são Dinorah Ramos, Padre Donato, Comendador Hafiz, Orlando Pinto e Nilza Faria, com aulas de atletismo duas vezes por semana. Crianças da Escola Municipal Lucy Alvarez, do Jardim Novo Mundo, participaram de atividade no CNDA nesta segunda-feira, marcando o lançamento do Atletismo na Escola.

A diretora Juliana Tomasetti Cunha comemorou a iniciativa. “É um bairro carente e ter uma ação como essa que pode melhorar o bairro, a escola, o futuro das crianças… é bom. O esporte é uma das saídas.”

+ Clique aqui e escolha seu próximo desafio na corrida!

Medalha e educação

“O esporte começa na escola, é fundamental para o desenvolvimento da criança e o exercício da cidadania. A medalha é consequência da educação”, afirmou Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente do Conselho de Administração da CBAt. Warlindo agradeceu todos os envolvidos na parceria, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, a Caixa e o Instituto Sanderlei Parrela.

O prefeito Jesus Chedid disse que o programa é a concretização de um sonho. “Quando insistimos para a CBAt estar aqui sabíamos onde iríamos chegar com a parceria.” Também citou todos os parceiros do Atletismo na Escola, Caixa e Instituto Sanderlei Parrela e o empenho das Secretarias da Educação e Esportes. O vice-prefeito Amauri Sodré também esteve presente.

Cleyton Carregari, assessor Estratégico da Presidência da Caixa, em Brasília, disse que a instituição é o quinto maior banco do mundo, com 85 mil funcionários, e não poderia ficar fora de “um dos esportes mais democráticos do mundo, com espaço para todas as etnias e classes sociais”. Acrescentou que o legado da Caixa é investir na educação pelo esporte.”Estamos juntos com a CBAt, acompanhando o desenvolvimento do País.”

O vereador Marco Antônio Marcolino também disse que começou a sonhar com o programa desde que a CBAt veio para Bragança. Falou de sua aproximação com o Instituto Sanderlei Parrela (o vice-campeão mundial dos 400 m, que também estava presente), representado por Sara Romani, e da importância da parceria entre CBAt, Prefeitura, Instituto e Caixa. “Ninguém faz nada sozinho.”

O secretário da Educação Adilson Condesso citou a oportunidade que a parceria traz de levar o atletismo para a escola e os cinco polos que vão funcionar com treinamento. “Uma honra de ter essa oportunidade. A parceria é a solução.” O secretário de Esportes Osvaldo Alves Rodrigues, o Tyson, também esteve presente a cerimônia.

Pedro Ivo Pinheiro Sadalla, Gerente Regional de Governos, da Superintendência Regional de Jundiaí, da Caixa, disse que esse é um programa que pode ser levado para outras cidades. “Fico feliz que Bragança tenha sido escolhida para a promoção do esporte e cidadania.”

Comentários

Tags:, , ,
Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade