Chás podem ajudar na digestão, mas não na saciedade

Foto: Carol Caniato/CC BY 2.0 Foto: Carol Caniato/CC BY 2.0

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Há quem indique que tomar chá após a refeição ajuda a saciar, mas segundo a nutricionista Fernanda Cabanas isso está errado. “Os chás não apresentam essa função. O que ocorre é que se você ingerir uma quantidade maior de líquidos durante e/ou após a refeição, isso faz com que aumente o volume intragástrico, o que dá a maior sensação de saciedade”, explica.

Fernanda enfatiza que o que ajuda na saciedade é a quantidade de fibras, proteínas e gorduras consumidas. “Mas, para ajudar na digestão temos chás como os de hortelã, alecrim, dente de leão, boldo do chile e camomila. Eles auxiliam na melhora da salivação e digestão em si. Importante lembrar que deve-se buscar um nutricionista para orientações individualizadas, já que a forma de preparo e extração dos ativos presentes nesses chás fazem toda a diferença”, diz.

“O que auxilia a perda de peso é uma alimentação saudável e equilibrada, associada a prática regular de atividades físicas”, conta Fernanda.É importante ficar atento ao consumo de chás naturais, pois muitas pessoas acreditam que não há perigos em consumi-los, mas eles podem causar efeitos colaterais graves.

O chá verde é um potente antioxidante, porém se ingerido em grandes quantidades pode causar problemas no fígado. O ideal é consumir quantidades orientadas por um especialista.

Este texto foi escrito por: Christina Volpe

Redação Webrun

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