Por que preciso checar o coração antes de começar uma atividade física?

Foto: Depositphotos
Foto: Depositphotos

Ao busca por um estilo de vida mais saudável e um corpo mais definido muitas pessoas se esquecem de checar o coração antes de começar qualquer atividade física. Só que isso é realmente importante!

Segundo o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Élcio Pires Júnior, fazer um check up antes de se exercitar é um ato de sensatez. “Embora nem todas as academias e centro de treinamento exijam a atestado médico, realizar exames para verificar a saúde do coração é uma precaução, já que o check up indica se o órgão tem condições para realizar esforços”, conta o especialista.

Quando treinamos, as células musculares do coração necessitam de uma maior quantidade de sangue e oxigênio, o que causa o aumento da frequência cardíaca. Antes de submeter o coração a esses esforços regulares causados pela atividade física, é melhor ter certeza de que o órgão será beneficiado exercício, e não prejudicado.

+ Clique aqui e inscreva-se na Night Nation Run São Paulo. Use o cupom #WEBRUN para ganhar 15% de desconto!

Como praticar exercícios de forma segura?

Existem vários exames que podem ser pedidos pelo médico, os mais comuns para a preparação física são o teste ergométrico e ecocardiograma.

“O teste ergométrico avaliará as condições cardiológicas durante o esforço, onde acompanhamos as frequências cardíacas e a pressão arterial antes e depois do paciente caminhar pela a esteira. Já no ecocardiograma, é feito um ultrassom do coração, assim conseguimos imagens do órgão. No check up, além de exames que medem o colesterol e a glicemia, é comum realizarmos hemograma completo”, conta o cirurgião.

Essa bateria de exames é a melhor maneira de identificar qualquer irregularidade no coração. Após a liberação médica, o paciente é autorizado a praticar qualquer tipo de atividade física.

Treinar faz bem ao coração

A atividade física é a principal indicação quando o assunto é prevenção de doenças cardiovasculares: além de reduzir o colesterol, as chances de desenvolver o diabetes e a hipertensão, praticar exercícios físicos aumenta a qualidade de vida.

“Para sair do sedentarismo, toda a atividade física é recomendada. Desde que seja realizada com frequência e dentro dos limites físicos de cada um, qualquer exercício ajuda a proteger o coração. Faça um check up, previna-se!”, finaliza o cirurgião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts