Chega de metabolismo lento! Confira 5 maneiras de acelerá-lo

Quem nunca ouviu falar que acelerar o metabolismo ajuda no processo de emagrecimento? Mas o que isso significa? O metabolismo nada mais é do que a forma como o organismo processa as calorias ingeridas. Acelerá-lo é fazer com que com que o conjunto de suas reações químicas ocorra de forma mais rápida, ajudando a queimar mais calorias. Quanto mais jovem, mais rápido o metabolismo trabalha, por isso, eles têm mais facilidade para emagrecer, por exemplo.

Se você também quer dar uma acelerada no seu metabolismo, dá uma olhada nessas cinco dicas que separamos:

1. Aposte nos alimentos certos

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Uma das formas mais conhecidas de acelerar o metabolismo é consumindo os chamados alimentos termogênicos, que são capazes de aumentar a temperatura corporal e acelerar a queima de gordura. Chá verde, canela, gengibre, pimentas e chocolate amargo são exemplos de alimentos que aceleram o metabolismo, seja por ação de estimulantes, ou por efeito termogênico.

2. Praticar exercícios

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Estar em movimento e praticar atividade física é essencial na aceleração do metabolismo. Isso porque com o passar dos anos, os músculos tendem a reter mais gordura, acumulando mais massa gorda do que magra. Fazer exercícios aeróbicos, por exemplo, pode manter o metabolismo acelerado por até 12 horas após a prática.

3. Dormir bem

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Não adianta se alimentar corretamente, praticar exercícios e não dormir bem. O sono é um dos pilares para manter uma vida saudável, quem dorme mal sofre com mal humor, estresse e fadiga constante. Além de prejudicar a produção de alguns hormônios, o que faz com que o corpo retenha mais gordura, já que o metabolismo fica mais lento.

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4. Beber água

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Um organismo desidratado é sempre mais lento. Isso porque a água otimiza as reações químicas do metabolismo, ajuda o sangue a transportar melhor o oxigênio para os músculos e regula a temperatura do corpo. Na falta dela, você fica mais lento, menos ativo e por isso queima menos calorias.

5. Comer nas horas certas

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Comer nos intervalos de tempo corretos, geralmente de 3 em 3 horas, facilita a termogênese alimentar. Se você come com um intervalo de tempo muito grande entre cada refeição, seu organismo vai passar por períodos de catabolismo, ou seja, ele vai precisar das próprias reservas de nutrientes e jogar o metabolismo lá para baixo. Comendo quantidades menores com frequência maior o corpo manterá o metabolismo normal e gastará mais calorias durante a digestão.

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Carolina Abrantes

Carolina Abrantes

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.

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