Ainda dá tempo de chegar em forma no verão?

Faltam menos de 3 meses para o verão e o projeto prometido em janeiro por muitos, ainda nem começou. Aqueles quilos ganhados no fim de 2016 continuam incomodando na balança, mas será que ainda dá tempo de chegar em forma para o verão?

Inscreva-se para a Corrida e Caminhada Feminina Mc Donald’s 5k! – Etapa Rio de Janeiro.

O educador físico Arnold Gomes diz que sim. “Com treinamento específico, intenso e dieta regrada, é possível atingir esse objetivo. Mas lembre-se: não adianta ter um gasto calórico alto e comer igual, ou mais, com isso além do treinamento é importantíssimo o acompanhamento de um nutricionista”.

Para intensificar a perda de peso, a grande dica é apostar em exercícios como HIIT (High Intensity Interval Training), que significa treinamento intervalado de alta intensidade. São estímulos máximos feito em determinado período de tempo.

Não adianta ter um gasto calórico alto e comer igual, ou mais, Foto: Sabine Hürdle/Fotolia
Não adianta ter um gasto calórico alto e comer igual, ou mais, Foto: Sabine Hürdle/Fotolia

“O HIIT se baseia nesse estímulo seguido de intervalos curtos, sucessivamente. O efeito é um gasto energético altíssimo para um treino curto, porém intenso. O que vai aumentar o consumo de oxigênio pós exercício, o chamado EPOC (existem testes para avaliar esse consumo), fazendo com que nosso metabolismo aumente e gere perda de calorias em repouso”, explica o treinador.

Esse aumento no metabolismo basal é melhorado com exercícios integrados e multiarticulares por recrutarem atividades motoras, elevando assim o gasto calórico. “O treinamento de força também é aliado nesse processo, pois a hipertrofia ajuda e muito no emagrecimento. Nossos músculos também gastam energia, sendo assim quanto mais músculos no corpo, maior será seu gasto energético diário. Além de emagrecer, ainda irá evitar a flacidez”.

O HIIT se baseia nesse estímulo seguido de intervalos curtos, sucessivamente Foto: Jacob Lund/Fotolia
O HIIT se baseia nesse estímulo seguido de intervalos curtos, sucessivamente Foto: Jacob Lund/Fotolia

Entenda!

Exercícios abdominais não emagrecem, são músculos como qualquer outro do corpo, precisam ser estimulados para ficarem fortes e ajudarem na estabilização, o que faz ter tanquinho e definição muscular, é a redução da gordura corporal, logo o músculo ficará mais visível.

O ideal é que o projeto verão seja para a vida toda, assim não é necessário se desesperar para perder peso rapidamente, independente da época.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Christina Volpe

Christina Volpe

Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.

Ver todos os posts