Uma vez por mês as mulheres recebem aquela visita chata: a menstruação, que muitas vezes vem acompanhada de dores nas pernas, costas e abdômen, cólicas e até vômitos. Com todos esses sintomas, ir para a academia ou correr alguns quilômetros parece uma difícil missão, mas manter alguma atividade física no período menstrual pode trazer benefícios.

De acordo com Natália L. Reinecke, fisiologista do exercício pela UNIFESP, fazer exercícios enquanto se está “naqueles dias” causa a liberação de hormônios que podem ter efeito analgésico e aliviar as cólicas menstruais. “Além disto, as endorfinas produzidas durante a atividade física melhoram o humor e podem amenizar os sintomas da TPM”, explica.
Apesar de praticamente não haver restrições entre a menstruação e o treino, o público feminino deve diminuir a carga ou o ritmo dos exercícios caso seu fluxo seja muito intenso. Continuar com sequências longas ou percorrer grandes distâncias pode gerar desconforto.
Diminuir a ingestão de alimentos ricos em gordura e trocá-los por frutas em compota ou secas, picolé de frutas e sobremesas geladas à base de iogurte pode ser um alívio para a irritação e o estresse causado pela oscilação hormonal. Utilizar bolsas de água quente na região abdominal também pode ajudar a diminuir a dor.

Na TPM
Segundo a fisiologista, não é somente durante a menstruação que a mulher pode ter dores e sentir cólicas, mas antes dela também. “Uma opção para estes casos é realizar atividades mais leves como caminhada ou alongamentos”, conta.
Natália também aconselha que as mulheres respeitem os limites do corpo e não extrapolem no treinamento. “No caso de muita indisposição ou de desconfortos, melhor deixar o treino para o dia seguinte”, completa.