Cheruiyot leva o título da Sáo Silvestre para o Quênia

Redação Webrun | Corridas de Rua · 31 dez, 2002

A disputa pelo quarto lugar foi até o final (foto: Harry Thomas Jr  Arquivo WebRun)
A disputa pelo quarto lugar foi até o final (foto: Harry Thomas Jr Arquivo WebRun)

Correr uma maratona e uma prova de 15 quilômetros em menos de 25 dias não é fácil para nenhum atleta. Mas, se ele for queniano, qualquer lógica perde sentido. Isso foi o que mostrou Robert Cheruiyot ao vencer hoje a Corrida Internacional de São Silvestre mesmo tendo disputado e vencido a Maratona de Milão no começo de dezembro. Robert completou os 15 mil metros em 44min59seg, somente sete segundos à frente do brasileiro Marilson Gomes. Robert recebeu R$ 17 mil pela conquista, enquanto Marilson ficou com R$ 11 mil e um carro Fiat Stilo 0 km. Paul Kirui terminou em terceiro lugar, 45min14seg, enquanto Sileshi Sihen, da Etiópia, ficou em quarto, e Alan da Silva, do Brasil, em quinto.

O encerramento da temporada 2002 não poderia ter sido melhor. Mesmo em nenhum ex-campeão, a prova foi muito disputada e acabou sendo definida somente poucos metros antes da linha de chegada. Mais de 12.500 corredores de 13 países coloriram as ruas e avenidas de São Paulo na 78a. edição da São Silvestre. Festa nas arquibancadas, festa no percurso, com uma das melhores provas dos últimos tempos.

A prova masculina teve um início muito parecido com o da feminina. Os atletas evitaram forçar demais por causa do calor e deixaram somente para o nono quilômetro um cenário mais claro do que poderia acontecer no final. A partir do sexto quilômetro, o brasileiro Marilson Gomes assumiu a ponta, sendo seguido pelos africanos. A disputa dos brasileiros com os quenianos Robert Cheruyiot, Lazarus Nyakeraka e Paul Kirui e o etíope Sileshi Sihen continuou praticamente pelo resto da prova, sendo que Robert e Marilson acabaram decidindo a corrida nos metros finais, quase na avenida Paulista, com vantagem para o queniano.

“Eu treino com o Paul Tergat e sua história aqui é muito bonita. Com isso, me senti meio que obrigado a fazer bonito. Felizmente consegui vencer”, declarou Robert. “O que me ajudou muito foi o apoio do público. Acabo me sentindo em casa com tanto incentivo e aplausos”, ressaltou. Para ele, o mais difícil foi enfrentar o clima de São Paulo. “Estava muito quente e úmido e o esforço na subida final acabou me afetando um pouco. Agora quero ir para casa, mas dependo dos planos do meu agente”, encerrou Cheruiyot.

Os dez primeiros colocados na prova masculina foram os seguintes:
1. Robert Cheruiyot (KEN), 44min59seg;
2. Marilson Gomes (BRA), 45min06seg;
3. Paul Kirui (KEN), 45min14seg;
4. Sileshi Sihen (ETH), 45min36seg;
5. Alan da Silva (BRA), 45min37seg;
6. Vanderlei Cordeiro de Lima (BRA), 45min54seg;
7. Lazarus Nyakeraka (KEN), 46min09seg;
8. Paulo Alves dos Santos (BRA), 46min25seg;
9. Everton de Morais (BRA), 46min31seg;
10. José Telles de Souza (BRA), 46min35seg.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!