Chicago – Lago Michigan

Costa do Lago Michigan  em Chicago (foto: )
Costa do Lago Michigan em Chicago (foto: )

Chicago é a maior cidade do estado de Illinois, nos Estados Unidos e terceira mais populosa do país, com quase três milhões de habitantes e é conhecida como a cidade do vento. Chicago se localiza na costa sudoeste do Lago Michigan e é a capital financeira, econômica e cultural do meio-oeste americano.

Anualmente a cidade realiza a tradicional Maratona de Chicago que reúne milhares de corredores do mundo todo para correr às margens do Lago Michigan. Realizada desde 1977 essa é uma prova rápida e reúne muitos estreantes na categoria.

Um dos locais em Chicago onde é possível fazer um treino longo é justamente às margens do Lago Michigan, em um dos trechos por onde passa a Maratona. Lá é possível observar praias, quadras públicas de vôlei, baseball e tênis, um campo de futebol, além do Lincoln Park. O percurso passa por diversos bairros de Chicago e une pessoas de diferentes etnias e classes sociais que usam o espaço ao redor como área de lazer.

Informações Úteis:

Endereço Avenida Hollywood, às margens do Lago Michigan
Telefone +1 (312) 292-2273 (Chicago Park District)
Horário de Funcionamento Livre
Entrada Grátis Sim
Estacionamento Sim
Sanitários Sim (São chamados de Comfort Stations)
Bebedouros Sim (Water Fountain)
Guarda Volume Não
Permitido a entrada de ciclistas Sim (Existe uma ciclovia, separada do espaço para pedestres)
Espaço para crianças Sim (Existem diversos playgrounds)
Vestiário Sim, nos banheiros (Comfort Stations)
Equipamentos para o auxílio de exercícios físicos Não
Possibilidade para cadeirantes treinarem Sim
Segurança Sim. A polícia faz rondas freqüentes

Percurso

O percurso completo pelo Lago possui 29 km (18,5 milhas) e mescla um piso de grama com concreto. O trajeto tem início nas proximidades da Hollywood Avenue, já na passagem dos primeiros quilômetros é possível encontrar algumas quadras, um campo de futebol e um playground para crianças, na Foster Avenue Beach House e na Montrose Beach.

Em seguida, o percurso passa próximo a um campo de golfe e próximo ao Belmont Harbor, onde é possível escolher entre um piso de concreto ou de grama. Mais à frente está a o Lincoln Park, que abriga um zoológico com entrada gratuita.

Próximo à milha 7 (km 11) está o Navy Píer, onde é possível encontrar barcos antigos, barcos dos bombeiros, barcos que organizam passeios, além de uma grande roda-gigante e a vista do lago em três direções.

Já na metade do percurso está a Buckingham Fountain, tradicional ponto turístico da cidade que foi inaugurado em 26 de maio de 1927. A fonte lança jatos de água acompanhados de um show de luzes e trilha sonora, das 8h às 23h.

Entre as milhas 9 e meia e 11 (kms 15 e 17 aproximadamente) está o Sheed Aquarium e o Adler Planetarium, próximos ao Burnham Harbor. Nesse trecho passa o percurso da Chicago Triathlon run.

O trajeto segue passando por diversas quadras, pista de patins e playgrounds, até que na passagem pelas milhas 15 a 17 (kms 24 a 27 aproximadamente) o corredor se depara com mais alguns pontos turísticos. Nessa parte estão o Museum of Science and Industry, um campo de boliche, algumas quadras de tênis e o Porto de Jackson. Ao final do percurso, entre as milhas 17 e 18 há uma quadra de golfe e um centro cultural.

Dicas:

É recomendável levar uma garrafa ou squeeze com água. Apesar de o local oferecer vários pontos de água, em algumas épocas do ano (como no inverno) os bebedouros podem não estar em funcionamento.

Nas Beach Houses encontram-se diversos serviços, como aluguel de equipamentos de praia, banheiros, postos de salva vidas, aluguel de bicicleta, entre outras coisas.

As informações para a elaboração do guia do Lago Michigan, em Chicago, foram obtidas com a ajuda de Steve “Hammy” Handwerker.

Steve mora em Chicago, é assessor de imprensa da SLHCommunications Inc e é corredor de longas distâncias e triatleta. Contato: SLHComm@hotmail.com.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts