China faz contagem regressiva para a Olimpíada

Construção do Estádio Olímpico  apelidado de Ninho de Pássaro (foto: Divulgação/ COI)
Construção do Estádio Olímpico apelidado de Ninho de Pássaro (foto: Divulgação/ COI)

Na noite de ontem a Praça da Paz Celestial (Tiananmen Square) em Pequim, China, reuniu milhares de chineses e estrangeiros para celebrar a contagem regressiva de um ano para as Olimpíadas de 2008. Enquanto o relógio exibia “10, 9, 8, 8, 7,6…” vários fogos de artifício iluminavam o céu e imagens de celebrações simultâneas e das cidades co-sedes eram exibidas nos telões.

Diversas autoridades estavam presentes, entre elas Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional, que apresentou à diversos Comitês Olímpicos Nacionais as cartas convite dos Jogos. Ao som do Hino Olímpico, a bandeira da Olimpíada de Pequim se juntou às 200 bandeiras dos Comitês Olímpicos Nacionais.

De acordo com Wu Bangguo, presidente do Comitê Permanente da Assembléia Popular Nacional (parlamento chinês), o Movimento Olímpico é dedicado a difundir a paz, amizade e progresso e se baseia no lema do ideal olímpico “Citius, Altius, Fortius” (que em latim significa o mais rápido, o mais alto, o mais forte).

“Estaremos em plena cooperação com o COI e daremos total suporte aos preparativos para que tenhamos sucesso nos jogos”, disse Wu. Ele saudou os atletas, técnicos, oficiais, espectadores e jornalistas para participar, observar e comentar sobre Pequim 2008. “Ofereceremos serviços de qualidade, de acordo com os ideais olímpicos e criaremos condições favoráveis de trabalho, visita e participação”, ressaltou.

Já Jacques Rogge disse que o país estará de braços abertos para o mundo. Segundo ele, os jogos serão também uma oportunidade de “descobrir a China, sua história, cultura e o povo” e que os chineses “estarão abertos para o mundo de novas maneiras”.

Grupos artísticos da China e de outros países se apresentaram em performances de arte e os músicos locais tocaram canções selecionadas para a competição de 2008. De acordo com os organizadores, o evento reuniu cerca de 10 mil pessoas.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts