• Corridas de Rua - A cidadania dos organizadores: como os corredores são tratados na hora da prova?

A cidadania dos organizadores: como os corredores são tratados na hora da prova?

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

A coluna deste mês vou escrever sobre os organizadores de provas. São eles os responsáveis pela infinidade de provas que podemos optar, mas muitas ainda não temos como recomendar, pois estão bem distantes de uma regra básica no marketing onde o cliente deve ser respeitado e atendido em todas as suas necessidades.

Vamos começar pela retirada dos kits de prova. Aqui temos que enfrentar filas imensas nas principais provas, posso citar a São Silvestre onde dependendo do dia da retirada, você pode esperar mais de uma hora para receber seu kit.

Outro problema muito sério são as camisetas que recebemos. Ás vezes quando vamos retirar nossa camiseta, podemos receber um modelo que não corresponde ao nosso tamanho solicitado no ato da inscrição. Isto acontece até com uma certa frequência, pois em algumas provas, quando uma determinada grade acaba, eles literalmente empurram um tamanho maior por ter acabado o seu verdadeiro tamanho. Não tem nada mais decepcionante em uma prova que receber uma camiseta que não será possível usar. Uma revolta que é muito difícil de aceitar.

Agora vamos falar sobre a nossa famosa área vip, onde patrocinadores, parceiros e convidados, depois da prova podem usufruir de mordomias mais que justas. Mas e os corredores que participam já ha certo tempo desta prova. Eles também merecem, em minha opinião benefícios pela sua assiduidade nesta prova. Nas provas estrangeiras tenho alguns exemplos bem legais. Dependendo da prova como uma simples meia maratona você além da área vip que qualquer um pode optar, desde que pague é claro, ter um café da manhã especial, banheiros exclusivos e depois da prova conhecer outros corredores com o maior conforto.

O pelotão de elite também é diferente. Lá temos vários pelotões e tratamentos em função de suas metas de tempo na prova, ou até por você já ser um corredor constante nesta corrida. Isto parece bobagem, mas no aspecto psicológico ir para uma prova mais tranquilo ajuda muito quando temos como preocupação a melhora de nosso recorde pessoal. Dependendo da prova você pode até ganhar um boné especial em função de seu tempo nas provas anteriores o que o identifica como um corredor diferenciado, e nada melhor que este mimo para elevar o seu ego. Até a sua medalha será diferente também. Aqui para largar na elite além de correr muito bem, também precisa daquele jeitinho ou uma indicação de um conhecido da organização para conseguir esta vaga.

Não é somente nas grandes maratonas que podemos encontrar em nosso kit, revistas da prova com textos e dicas de treinos, opções de hotéis para se hospedar, além das dicas de pontos turísticos para visitar entre outras informações que podem te ajudar de alguma maneira.

Faça sua inscrição da New Balance 15k São Paulo!

Outro aspecto que estamos bem longe também é a acessibilidade e locomoção no local que a prova vai acontecer. Aqui, logo de cara somos extorquidos pelos fanelinhas, e o transporte público é muito precário para atender uma multidão de corredores inscritos. Como resultado temos as filas ou uma total falta de informação de como chegar até a concentração da prova.

Não posso também deixar de citar as feiras que temos lá fora. Corri a meia maratona de Dallas no mês passado e fomos com crianças até a feira. No ato da minha inscrição, era possível solicitar um child care que ficaria com as crianças durante o momento da retirada de meu kit e visita à feira de esportes. Incrível não?! Lá fora podemos encontrar todos os tipos de marcas esportivas com novidades, lançamento e produtos com descontos para você comprar.

Para fechar esta coluna, não posso deixar de comentar os aplicativos que temos disponíveis em várias corridas para ser possível seus amigos e familiares saber da sua performance e muitas informações importantes para que você possa avaliar como foi seu desempenho na prova e assim melhorar na próxima.

Ainda faltam muitos serviços e espero que esta coluna seja um alerta onde seu cliente, nós corredores precisamos ser atendidos de uma melhor forma.

Comentários

Tags:, , , ,
Aulus Sellmer
Bacharel em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFEUSP) com especialização em treinamento desportivo pela USP, marketing esportivo pela UCLA Berkeley EUA e administração esportiva pela FGV-SP. Atualmente é pos graduado no curso MBA Qualidade de Vida em Gestão Corporativa pela Universidade São Camilo; pos graduando no curso Fisiologia aplicada à clínica pela UNIFESP; proprietário da assessoria esportiva 4any1, colaborador da Rádio Eldorado FM 107,3 e revista Contra Relógio.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade