Circuito Athenas quer estimular busca por performance

Os kits serão entregues um dia antes da prova (foto: Divulgação)
Os kits serão entregues um dia antes da prova (foto: Divulgação)

Uma nova competição de corrida para atletas de ambos os sexos que buscam performance, será lançada pela Iguana Sports neste ano: o Circuito Athenas. A prova será realizada no Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), e cada uma delas receberá três etapas. O objetivo é a evolução. Por isso, o atleta poderá optar por disputar cinco quilômetros na primeira etapa, cinco (8,045 km) ou dez milhas (16,090 km) na segunda, e dez quilômetros ou meia maratona (21,097 km) na terceira .

A estreia do circuito será no Rio de Janeiro no dia 28 de março. São esperados seis mil atletas no Aterro do Flamengo para largar às 8 horas na Av. Infante Dom Henrique, em frente ao Monumento dos Pracinhas. Na prova dos 10 quilômetros, os corredores poderão escolher entre as categorias: elite A, top 300 e geral. Para a disputa de cinco quilômetros, haverá apenas a categoria geral (participativa).

Um dos grandes diferenciais do evento será a premiação em dinheiro por etapa. No Rio, o prêmio será concedido apenas para os atletas da prova dos 10 quilômetros nas categorias masculino e feminino (independente de estarem inscritos na elite, top 300 ou geral). O primeiro colocado receberá o valor de três mil reais e a premiação total do circuito é de R$ 54 mil.

Na categoria elite, poderão participar os atletas que possuem um currículo de tempos mínimos em provas oficiais, comprovado em dois eventos no período máximo de 12 meses. Eles devem ter registro como corredor de rua na Confederação Brasileira de Atletismo ou em uma das federações estaduais. Os que estiverem aptos a participar segundo o critério “tempo referencial”, definido pela organização, serão isentos da taxa de inscrição. Para participação no pelotão de elite masculino, o atleta deve ter tempo referencial igual ou menor que 34min para 10 quilômetros e 1h14min para a Meia Maratona. Já para as mulheres, o tempo referencial é igual ou menor que 39min para 10 quilômetros e 1h27min para a Meia Maratona.

A Top 300 é destinada aos atletas amadores “de elite”, sem registro como corredor. Os interessados em disputar nesse pelotão, segundo o critério “tempo comprovado”, podem realizar sua inscrição pelo site, informando o tempo pretendido para completar o percurso. O atleta masculino deve ter tempo comprovado igual ou menor que 44min para 10 km e 1h40min para a Meia Maratona. No feminino, é preciso ter tempo comprovado igual ou menor que 48min para 10 km e 1h50min para a Meia Maratona. O número máximo de participantes é de 200 homens e 100 mulheres. Os demais atletas serão inscritos na categoria geral.

“O evento foi inspirado na história das Olimpíadas e dos grandes atletas brasileiros e internacionais. O nome do circuito tem origem no berço das civilizações e do esporte, ou seja, a Grécia antiga e seus grandes atletas e maratonistas. A ideia é oferecer uma prova de evolução de desempenho, além de estimular as pessoas a terem metas pessoais, mas sempre respeitando os seus limites”, comenta Eliane Verderio, diretora da Iguana Sports.

O kit do evento será entregue no sábado 27 de março. No mesmo dia, os participantes poderão utilizar diversos testes no Centro de Avaliação do Corredor, como alongamento, equilíbrio, biomecânica, impulsão vertical e agilidade. Há também uma espaço exclusivo para os Top 300 chamado de Centro de Performance, com massagens realizadas por fisioterapeutas, crioterapia, frutas, hidratação e isotônicos. Além disso, todos os participantes poderão usufruir do Centro de Recuperação que terá massagens e hidratação. As inscrições podem ser feitas no site www.circuitoathenas.com.br.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts