Circuito das Maiores Maratonas do Mundo chega a Berlim

Maratona de Berlim será realizada no próximo domingo (26/09) (foto: Divulgação)
Maratona de Berlim será realizada no próximo domingo (26/09) (foto: Divulgação)

A Maratona de Berlim, marcada para o próximo domingo (26/07), na Alemanha, dará continuidade ao Circuito das Maiores Maratonas do Mundo (World Majors Marathon – WMM), que já passou por Londres e Boston este ano. A competição promete forte disputa entre dois destaques mundiais, o queniano Samuel Wanjiru, medalhista de ouro na Maratona Olímpica de Pequim há dois anos, e o etíope Tsegaye Kebede, campeão da Maratona de Londres 2010.

O evento terá sete maratonistas com marcas abaixo de 2h07 e três atletas com o tempo menor de 2h06. Dois deles, os quenianos Patrick Makau e Geoffrey Mutai, finalizaram a Maratona de Roterdam este ano em 2h04min48 e 2h04min55, respectivamente.

Em cada etapa do circuito, o atleta vencedor recebe 25 pontos, o vice-campeão acrescenta 15 pontos e o terceiro colocado aumenta cinco na pontuação. Quem tiver o maior número ao final da temporada leva para casa 500 mil dólares. Os líderes atuais, Wanjiru e Kebede, possuem 50 pontos cada um.

Ambos concorrerão ao prêmio com os corredores Robert Cheruiyot (sexto colocado no ranking) e Emmanuel Mutai, do Quênia (terceiro). Caso os dois favoritos da disputa não mantenham a liderança na Maratona de Chicago (10/10), Mutai pode subir no ranking e aumentar as chances de conquistar o Circuito.

Entre as mulheres, a russa Liliya Shobukhova é líder com 50 pontos e está a frente da alemã Irina Mikitenko (segunda colocada com 40 pontos). Mikitenko é a única competidora que poderá tirar de Shobukhova o primeiro lugar. Porém outros destaques marcarão presença na maratona de Chicago: as americanas Magdalena Boulet e Desiree Davila, e as russas Lidiya Grigoryeva e Maria Konovalova.

Na disputa da Maratona de Nova York (7/11), a presença de Haile Gebrselassie, recordista mundial na Olimpíada de Berlim há dois anos, gera grandes expectativas para o Circuito 2010. Depois de sair de Boston e Londres, o WMM passará por Berlim e seguirá para Chicago e Nova York.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts