Circuito XTerra 2011 chega à selva Amazônica no dia 11 de junho

O percurso de 1 5 quilômetro de natação  30 de mountain bike e nove de corrida  será uma aventura para os atletas (foto: Divulgação)
O percurso de 1 5 quilômetro de natação 30 de mountain bike e nove de corrida será uma aventura para os atletas (foto: Divulgação)

No dia 11 de junho, os principais triatletas do Brasil e do mundo vão enfrentar os desafios da Selva Amazônica no XTerra Amazon. A etapa, válida para o Circuito Mundial de Trithlon Cross Country (XTerra Globar Tour), faz parte do circuito brasileiro da modalidade e vale vaga para a final, no Havaí, em novembro. A prova na Amazônia será a segunda de 11 programadas no país durante o ano e será realizada dentro do Centro de Instrução de Guerra na Selva do Exército Brasileiro (CIGS).

Antes da disputa pelas 35 vagas para o Mundial no Havaí, 330 triatletas terão a oportunidade de passar a noite em redes na mata, na Base de Instrução 4 (BI4), dentro do “Quadrado Maldito”, área de treinamento do exército. Os atletas serão apelidados de Mundurukus (formigas vermelhas) e receberão instrução dos militares para sobrevivência na selva. “Os atletas terão a grande oportunidade de conhecer um dos mais belos e exuberantes ambientes naturais do planeta, a Amazônia brasileira. Tenho a plena convicção de que os participantes do evento jamais esquecerão esta grande aventura”, diz o General Mattos, do Comando Militar da Amazônia.

Para os Mundurukus a aventura começará às oito horas, com largada no Rio Amazonas, para 1,5 quilômetro de natação, 30 de mountain bike e nove de corrida nas estradas de terra e trilhas de selva fechada.

O sócio da X3M Sports Business, Bernardo Fonseca, que detém os direitos do XTerra acredita que será um evento especial, diferente e único. “Pelo segundo ano consecutivo estamos levando o XTERRA para Manaus. A diferença é que esse ano o evento é internacional e faz parte do XTERRA GLOBAL TOUR. Não tenho dúvida que essa prova será épica. Serão mais de 2000 atletas envolvidos, entre todas as provas, mais toda equipe de produção e ainda contamos com o apoio do CIGS e do Comando Militar da Amazônia para toda logística”, conta ele.

A novidade deste ano é que o CIS recepcionará os participantes da Night Run e da Kids Running. Ainda no dia 11 de junho, às 16 horas, será a vez dos atletas mirins. Crianças entre um e 12 anos de idade participarão de disputas de corrida, divididas de acordo com a faixa etária. As lanternas da Night Run vão iluminar a selva a partir das 19 horas. Os 1.500 atletas poderão escolher entre os percursos de cinco ou dez quilômetros. Este ano as provas serão realizadas dentro da Base de Instrução 5 (BI5).

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site www.xterrabrazil.com.br

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts