Coma direito e não dê bobeira na São Silvestre

Matéria originalmente publicada em 29/12/2015

Ano vai, ano vem e a famosa corrida de São Silvestre continua sendo a favorita de muitos. Mas nessa época geral de festas o mais comum é que a alimentação de quem vai participar da prova esteja lastimável, e isso pode não ser muito bom para a prova.

A nutricionista Telma Ranalli, consultora do Alta Excelência Diagnóstica dá as dicas para quem quer fazer bonito e potencializar a performance no dia 31.

A ansiedade da largada faz com que os corredores muitas vezes nem se alimentem, mas um lanche pré-prova é essencial Foto: WarrenGoldswain/Fotolia

Dia anterior a prova

“Evite alimentos que possam causar desconfortos gástricos como feijão, brócolis, couve-flor”, explica. No jantar o melhor é consumir os famosos carboidratos, junto com proteínas e vitaminas, que fornecerão energia e ajudarão na manutenção e recuperação muscular.

Dia da prova

A ansiedade da largada faz com que os corredores muitas vezes nem se alimentem, mas um lanche pré-prova é essencial. “Ele deve ser leve mas recheado de carboidratos de médio e alto índice glicêmico como batata, arroz e pães. Evite consumir fibras e gorduras pois retardam a digestão, atrapalhando a oferta de combustível”, diz a nutricionista.

Durante a prova

Consuma cerca de 150ml de água a cada 20 minutos de percurso. “Só indico o sachê de carboidrato em gel para quem já tomou antes e está acostumado. Para esse corredor deve-se tomar 200ml de água a cada 25 minutos ou a cada cinco quilômetros. É possível trocá-lo por frutas secas, barrinha de banana passa sem açúcar ou fatia de pão de forma”, diz.

Depois da prova

“Regra número um: reponha os líquidos perdidos (suco, água ou isotônico). Para saber o quanto isto representa, deve-se multiplicar os gramas perdidos por 1,5. O resultado será a quantidade de líquido a ser reposta”, explica. Lembre-se de sempre fracionar a água nas duas horas seguintes ao fim da prova. Para recuperação de massa muscular, faça um lanche com carboidrato e proteína.