Começa hoje Mundial de Atletismo Juvenil

Onze dos 28 atletas brasileiros competem hoje no Mundial de Atletismo Juvenil. O Campeonato, para atletas com até 19 anos, será disputado no Estádio Nacional de Kingston, Jamaica. No total, estão inscritos 1.140 atletas de mais de 100 países.

Dos atletas da seleção brasileira que estréiam neste primeiro dia do torneio, um dos destaque é Gustavo Gomes de Mendonça (TLC/MS-CAIXA). Já às 9:30 (hora local), ele disputa a qualificação do arremesso do peso. Se passar, volta a campo às 17:55, para a prova final.

Segundo Gustavo, que foi finalista no Mundial de Menores (até 17 anos), em 2001, na Hungria, suas chances de passar à final são boas. “A luta pela medalha será forte. Mas antes de pensar em medalha tenho de garantir um lugar entre os oito primeiros”, avisou o arremessador, que este ano já marcou 18,58, e que é de Três Lagoas, mesma cidade do antigo meio-fundista Zequinha Barbosa.

A equipe brasileira está hospedada na Universidade das Indias Ocidentais da capital jamaicana, onde também os atletas fazem seus treinamentos. Segundo o delegado da equipe, Martinho Santos, “as acomodações são boas. E a clima é muito parecido com o de Manaus, onde os atletas do Brasil estão acostumados a competir”.

Também estréiam nesta terça-feira outras esperanças brasileiras. Nos 100m, Bruno Nascimento Pacheco (Vasco da Gama/RJ-CAIXA). Bruno venceu os 100m com 10.43 no Brasileiro de Juvenis em maio vai correr a partir das 9:40, ao lado de Eliezer de Almeida (ASSEM São José dos Campos/SP). Os dois têm chances de passar à rodada seguinte, marcada para as 17:35.

Nos 100m feminino, Thatiana Ignácio (BM&F Atletismo/SP-CAIXA) faz a primeira rodada às 10:35 e, se passar, faz a segunda às 17:05. Thatiana foi a oitava colocada no Mundial anterior, disputado em Santiago, Chile, em 2000. Ela acha que está melhor este ano e que tem novamente condições de ficar entre as primeiras colocadas.

Keila da Silva Costa (Olympikus/Santos Dumont/PE-CAIXA) faz a prova de qualificação do salto triplo às 19:25. Caso repita seus saltos próximos a 14 metros, seu treinador, Roberto Ribeiro, acha que ele vai à final.

Thiago Chyaromont (Mangueira/RJ-CAIXA) correr a preliminar dos 800m às 19:30. Segundo seu treinador, Paulo Ronald Pasynchuk, o corredor “está recuperado da contusão no pé que sofreu e pode obter uma boa marca”.

Karla Rosa da Silva (BM&F Atletismo/SP-CAIXA), recordista brasileiro do salto com vara com 4,00, faz a qualificação da prova às 9:05; Diego Venâncio (ASA Sertãozinho Toniello/SP) e Luís Eduardo Ambrósio (ASSEM São José dos Campos) disputam a preliminar dos 400m às 16:35; Raquel Martins Camillo Costa (Flamengo/RJ) e Amanda Fontes Dias (Flamengo/RJ-CAIXA) competem nos 400m com barreiras a partir das 18:00.

Este texto foi escrito por: Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts