Como diminuir a dor do joanete?

Nome: Rita Padilha
Idade: 41 anos
Dúvida: Que bom poder contar com essa seção agora. Tenho joanete (pé esquerdo) e sofro muito, pois após os treinos sinto ter machucado (fica muito sensível) o osso que fica abaixo do dedo, devido à deformidade que vem ocorrendo com o tempo. O único tênis que me adaptei foi o Mizuno Creation 8 (que por sinal saiu de linha).

Já fui a ortopedistas que me dizem não ter muito que fazer, pois é uma evolução contínua. Mesmo operando o joanete “volta”. Pergunta: existe algum tênis apropriado ou alguma adaptação para ser colocada dentro do tênis para proteger o osso durante os treinos e provas, uma vez que sou maratonista e, sempre no final das provas sinto muito desconforto. Talvez algum exercício específico para minimizar a evolução?

Resposta: Joanete é a inflamação da articulação do dedão com o pé em função de uma alteração do alinhamento ósseo devido ao trauma excessivo direto e a pressão repetitiva do uso de sapatos com bicos mais finos ou apertados. Esta pressão acaba originando uma bolsa de líquido na região, podendo causar o pinçamento do nervo do dedão, resultando em dor e adormecimento.

O tratamento conservador através da aplicação de gelo, ultra-som e mobilização articular deve ser a primeira alternativa antes de uma cirurgia, tendo como objetivo principal diminuir a dor e a inflamação, além do alinhamento das articulações do seu pé. Não podemos esquecer também de um fortalecimento muscular desta região e muito alongamento.

Uma dica fundamental é comprar um tênis ou um sapato adequado ao seu pé, oferecendo espaço suficiente para os dedos e que obedeça as características biomecânicas do seu pé. Não conheço tênis específicos para o seu problema, mas você poderia tentar usar “band aids” de silicones importados que poderiam, quem sabe amenizar seu problema.

Resposta concedida pelo treinador Aulus Sellmer. Atualmente é diretor técnico da assessoria esportiva 4any1, coordenador corporativo da academia Companhia Athletica do departamento outdoor e personal training da Sociedade Hípica Paulista. Contato: www.4any1.com.br

Este texto foi escrito por: Redação Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts