Como fazer para estabilizar os batimentos cardíacos?

Nome: Tiago Cabrera

Idade: 32

Dúvida: Estou iniciando no pedestrianismo, prático corrida leve um dia sim outro não, meus batimentos cardíacos em repouso esta na faixa dos 55/min. mas quando estou em corrida e em qualquer subida, ele dispara, sai facilmente da faixa de conforto e após realizado a corrida, demora voltar ao normal. Já fiz eletro, rolter, e nada de problema fora apontado. Há algum tipo de exercício específico que promova a estabilização dos batimentos cardíacos?

Resposta: Recomendo passar num cardiologista especializado em esportes e num professor de educação física para organizar sua agenda ou planilha. Pelo que informa, me parece falta de condicionamento físico adequado para esse exercício aeróbio. Faça um teste ergométrico até exaustão com cardiologista presente na sala e lembre que o exame de Holter só serve na suspeita de possível arritmia. Aliás, achei estranho fazer só eletro e Holter.

P.S: A análise do eletro de esportistas e atletas atualmente é bem diferente e detalhada do que é feito em geral.

Resposta concedida pelo Dr. Nabil Ghorayeb. Especialista em Cardiologia e em Medicina do Esporte. É chefe da seção médica de cardiologia do exercício e esporte do Instituto Dante Pazzanese e coordenador clínico do Sport Check-up do Hospital do Coração.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts