Como a musculação pode ajudar o emagrecimento?

Engana-se quem pensa que a musculação promove somente ganho de massa muscular e força. Esse é um tipo de exercício supercompleto e muito recomendado para quem deseja emagrecer e perder peso. Thaís Emídia, professora da Smart Fit, diz que é muito importante praticar musculação quando o objetivo é perder gordura. Isso porque ela promove o aumento da massa muscular, o que acelera o metabolismo e, consequentemente, contribuiu para a diminuição do percentual de gordura. Daí vem a relação entre musculação e emagrecimento.

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Musculação e emagrecimento: como se complementam?
Foto: Adobe Stock

Musculação e emagrecimento: como se complementam?

“A massa muscular gera o aumento do consumo de oxigênio pós exercício e isso leva ao aumento da taxa metabólica basal, ou seja, acelera o metabolismo e, como consequência, eleva o gasto calórico do corpo mesmo quando ele está em repouso”, explica a professora. Quanto mais massa magra a pessoa tiver, mais o seu metabolismo ficará acelerado e vai promover mais facilmente a metabolização de gordura.

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O treino na musculação mais recomendado para aumentar o gasto calórico e consequentemente diminuir o percentual de gordura e emagrecer é aquele em formato de circuito – realizar uma série de exercícios em cada equipamento, sem pausa entre eles. “Ou seja, ao finalizar um exercício, vá imediatamente ao seguinte, sem intervalo”, comenta Thaís. Isso fará com que a sua frequência cardíaca eleve e o seu metabolismo acelere. “O recomendado é realizar esse tipo de treino 3 vezes por semana, em dias intercalados”, sugere a professora da Smart Fit.

O ideal para quem quer emagrecer com a musculação é investir nos exercícios multi articulares, ou seja, os que trabalham mais de uma musculatura, pois possuem um gasto calórico maior. São eles, por exemplo, o leg press 45°, agachamento, supino, remada aberta, entre outros.

Confira outros benefícios promovidos pela musculação:

– Melhora a postura
– Fortalece os músculos, protegendo os ossos e as articulações
– Diminui as chances de problemas cardiovasculares
– Promove a sensação de bem-estar
– Melhora o sono
– Reduz o stress e a ansiedade
– Melhora a autoestima
– Melhora a síndrome metabólica (obesidade, pressão alta, alterações de colesterol, triglicérides, glicemia e diabetes).

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Redação Webrun

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