Como pode ser o treinamento de triathlon?

Nome: Jonas
Idade: 28 anos
Dúvida: Olá pessoal do Webrun, estou com uma dúvida com relação ao treinamento. Pretendo em dezembro fazer o triathlon olímpico em Santos e comecei a treinar em julho com volume de treino em corrida e ciclismo. Antes fazia 10 km em 50min, consegui fazer a Nike10k em 46min, aí comecei a ler o “bases fisiológicas do treinamento” para ter uma noção e a diretriz no livro diz que a gente pode treinar de cinco a seis vezes na semana, fazendo um dia do treino intervalado (talvez dois dias) e um dia igual a competição.

Eu estou conseguindo fazer isso, mas quando vou fazer o treino do ciclismo eu sinto muito. Meu rendimento não é o mesmo. Sinto que vou me lesionar e interrompo o treino. Qual a dica que vocês podem me dar?

Resposta: Olá Jonas, pelo que eu li você já está em um nível de treinamento que o credencia sim a fazer um triathlon olímpico. Mas, ainda esta um pouco cedo para se preocupar tanto com evolução de performance. Primeiro você deveria se preocupar mais com a técnica de cada modalidade, até se sentir confortável em cada uma delas, aí sim começar a incrementar os treinos com mais qualidade e volume.

Atente para uma coisa muito importante, que só descobrimos depois de algum tempo de triathlon, apesar de serem três modalidades distintas, o triathlon deve ser treinado como um só desporto, ou seja, uma modalidade depende diretamente da outra, pois o corpo é um só.

Procure dar mais ênfase ao volume nos seus treinos, antes de começar a pensar na intensidade. Isso irá preparar seus músculos e articulações para futuros trabalhos mais intensos, além de lhe da uma base aeróbica que irá permitir que você consiga executar ritmos mais intensos sem maiores danos ao organismo.

Se mesmo assim, você ainda se sentir impelido a testar seus limites, procure não exceder a um treino por semana de cada modalidade no seu ritmo de competição ou acima dele. Sempre dando no mínimo dois dias de intervalo entre eles, com treinos regenerativos ou de baixa intensidade.

Para evitar esses pequenos erros que em algumas situações podem se tornar grandes, acredito que a melhor forma de você alcançar seus objetivos sem riscos e mais o rapidamente possível, seria você procurar um técnico especialista na modalidade. Um abraço e bons treinos!

Resposta concedida pelo treinador Carlos Eugênio Ferraro. Graduado em Educação Física e pós-graduado em Treinamento Desportivo, já foi técnico da Seleção Brasileira de Triathlon. É fundador da Equipe Carlos Eugênio assessoria esportiva.

Este texto foi escrito por: Redação Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts