Como posso regenerar a cartilagem do fêmur?

Nome: Marco Antônio dos Santos
Idade: 29 anos
Dúvida: Realizei uma astroscopia à 10 dias atrás. Esta detectou fratura de grau três na cartilagem junto à crista da tíbia e fratura na cartilagem do fêmur. Na astroscopia foi usado um pequeno aparelho de ultra-som, para retificar a fratura. No final da astroscopia senti um líquido no joelho que foi introduzido pela equipe cirúrgica.

Estou em casa faz dez dias, com uma consulta pelo meio, tomando antibióticos e antiinflamatórios. Pergunta: é possível existir regeneração da cartilagem sem ajuda de medicamentos e ou fisioterapia? Serão o tempo e o descanso fatores suficientes para a regeneração? Existe algum tipo de exame que permita verificar se a regeneração foi efetuada com sucesso. Desde já muito obrigado.

Resposta: A fisioterapia é imprescindível, tanto para diminuir sua dor, caso tenha, como para ganho de força. Após esse processo, você pode voltar a realizar suas atividades de vida diária.

O exame que pode verificar a cartilagem é a ressonância magnética (mas sempre com supervisão e pedido de um médico e de preferência do médico que fez a cirurgia), mas a mesma é pedida após quatro a seis meses depois da cirurgia e do tratamento com medicamentos e fisioterapia. Seu médico é a melhor pessoa para lhe orientar no que você deve ou não fazer.

Resposta concedida pelo fisioterapeuta David Homsi. Especialista em fisioterapia esportiva e RPG, hoje ministra palestras e é responsável pelo centro de estudos e projeto running da clínica Dr. Osmar de Oliveira: www.osmardeoliveira.com.br

Este texto foi escrito por: Redação Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts