Como pular corda pode trazer benefícios à sua corrida?

Engana-se quem pensa que pular corda é só uma brincadeira de criança. A prática é considerada um dos exercícios aeróbios mais completos, já que assim como a corrida trabalha diversas partes do corpo em alta intensidade. O Webrun reuniu tudo o que você precisa saber para incluir a corda na sua rotina e melhorar a saúde e condicionamento.

Algumas vantagens em pular corda:

– É uma modalidade barata de se praticar, já que você precisa apenas de uma corda
– É ideal para quem quer queimar calorias de forma eficiente e rápida
– Sem desculpas Pode ser praticada em casa ou em qualquer outro lugar, faça chuva ou faça sol
– É uma modalidade democrática, crianças e idosos podem pular corda sem muitas restrições
– Ajuda a melhorar o fôlego, resistência e, consequentemente, o condicionamento físico como um todo
– Melhora a estrutura dos pés, o equilíbrio, a coordenação e a agilidade
– Melhora a saúde cardiovascular, por mexer com o ritmo dos batimentos cardíacos,
– É um ótimo treino para tonificar e desenvolver os músculos das coxas e da panturrilha, simultaneamente

Apesar de não ter segredos para pular corda, muita gente tem dúvidas na hora de começar a praticar e incluir o exercício na planilha de treinos.

pular corda
Foto: Element5 Digital on Unsplash

Qualquer corda serve?

As mais indicadas para quem está começando são as de PVC, que são mais leves e ajudam o praticante a atingir uma boa velocidade. É preciso escolher uma corda adequada a sua altura. Hoje em dia há vários modelos são ajustáveis, ainda assim é preciso saber em que tamanho deixá-la, para isso, basta segurar a corda com as mãos, pisar no centro dela com os pés unidos e esticar até que o cabo de apoiar as mãos esteja na altura do peito, próximo às axilas, dessa forma, ela estará na medida ideal.

Por onde começar?

No começo, pela falta de prática, é normal se cansar bem rápido. Então é preciso ter paciência, a evolução é algo gradual. Comece aos poucos, caso contrário você pode sentir dores musculares. Inicie a atividade fazendo séries de dois minutos e vá aumentando a frequência, conforme for melhorando seu fôlego.

Em geral os treinos de corda costumam trazer os melhores resultados, quando duram de 20 a 40 minutos. Passando essa primeira etapa, o atleta pode ir incrementando o treinamento, trocando os pés, fazendo giros ou pulando com um pé só. É importante variar para aumentar a intensidade do exercício. Outro ponto que deve ser levado em consideração é a postura do praticante, para que o resultado seja eficiente: não se esqueça de sempre manter a coluna reta, usar tênis adequado para ajudar a evitar lesões e priorizar piso de borracha, que amortece mais o impacto do que o asfalto, por exemplo.

Pular corda e correr?

Quando aliada à corrida, a maior contribuição de pular corda é melhorar a resistência do corredor. Não é preciso escolher entre praticar um ou outro, a corda pode trazer benefícios importantes a quem corre, como agilidade, força, equilíbrio e coordenação. De acordo com o treinador Fellipe Franco, da ZTrack Assessoria Esportiva, um dos principais aspectos em praticar os dois é fortalecer os músculos e articulações.

Pular corda é um ótimo exercício cardiovascular e exige bastante da musculatura de membros inferiores, tendo um estímulo muito parecido com a corrida, que nada mais é que uma sequência de vários saltos em progressão. Além de ajudar a fortalecer as panturrilhas, a corda melhora a reação e faz com que o tempo de contato com o solo seja menor, trazendo benefícios ao correr, afirma.

Como inserir a modalidade na planilha do corredor?

Para o ganho de performance, por ser muito similar ao estímulo da corrida, indico que o corredor faça a corda durante uma sessão de musculação ou em um dia diferente da corrida como um complemento de treino, indica Fellipe.

+ Faça sua inscrição para a Timão Run 2020!

Este texto foi escrito por: Carolina Abrantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts