Como saber se estou preparado para correr uma determinada distância?

Você também já se fez essa pergunta: Como saber se estou preparado para correr uma determinada distância? Essa é uma questão frequente entre os corredores de montanha, que não é tão simples de responder. Afinal, a conclusão depende de diversos fatores:

  • Se a prova estava no calendário do aluno ou se ele ganhou de última hora a inscrição;
  • Se conseguiu cumprir os treinos elaborados pelo treinador;
  • Como foram as performances nos treinos das planilhas;
  • Se houve lesão ou doença durante a preparação;
  • Se está lesionado;
  • Outros fatores.
Como saber se estou preparado para correr uma determinada distância?
Foto: Adobe Stock

A progressão de distância não deve ser baseada apenas em quiliometragem, mas sim em tempo de prova, uma vez que os componentes altimetria e piso influenciam diretamente na duração de uma prova de trail running.

+ Siga o Webrun no Instagram!

Por exemplo: na corrida de rua, o vencedor da distância de 10km cruza a linha de chegada em torno de 30 minutos, enquanto que em uma prova de trail running esse tempo fica em torno de 1 hora.

Portanto, se eu tenho um tempo de 1 hora em de 10k de corrida de rua, usando a proporção direta, eu terminaria de correr uma prova de trail running com o tempo próximo de duas horas.

Uma particularidade das provas de trail running são os tempos de corte, isto é, o atleta deve passar em pontos de checagem distribuídos no percurso até uma hora determinada pela organização. Caso eu chegue no posto de checagem após esse tempo, posso ser direcionado para um percurso menor ou ser desclassificado, por exemplo . Tudo dependerá do regulamento de cada competição.

Esses pontos de corte, para muitos corredores de trail running, são um grande obstáculo, uma vez que ninguém quer uma experência negativa de ser DNF em qualquer tipo de competição e é nesse ponto que eu vou responder a pergunta título deste artigo, se você está apto ou não a correr.

Se ao me inscrever em uma competição tiver dúvida, receio ou qualquer incerteza sobre a possibilidade de ser cortado, é porque ainda não estou preparado para a mesma.

Confira o calendário completo de corridas de rua!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

Exemplo: uma prova de 20km com 1000D+ e o regulamente diz que há 1 ponto de corte no km 7 (1h30) e tempo limite para finalizar a prova são 4 horas e o atleta acredota que irá passer com apenas 5 minutos de antecedência do tempo de corte, ou na linha de chegada. Ele está errado em se inscrever. 

Como treinador sempre indico que o atleta precisa ter condições de cruzar a linha de chegada em até 3 horas, pois se algum imprevisto ocorrer, e ele ocorre, o atleta pode utilizar essa hora reserva para finalizar a competição.

Portanto, seja consciente na hora de determinar seus próximos desafios para evitar frustrações desnecessárias e, principalmente, ganhar performance treinando de forma saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidney Togumi

Sidney Togumi

Ultramaratonista e bacharel em Educação Física, Togumi é treinador da UPFITRAIL Assessoria Esportiva, onde atende os principais atletas do trail running nacional. Representante ITRA no Brasil, Assessor CBAt - Confederação Brasileira de Atletismo para Trail Running, palestrante, Pós Graduado em Treinamento Desportivo - UNIFESP e Especialista em Treinamento Desportivo - Havana/Cuba.

Ver todos os posts