Como sair da corrida de rua para trilha? 4 atletas mulheres dão suas dicas

Authen , marca brasileira de confecção para corrida feminina que inaugurou o setor de technical activewear no Brasil, auxilia atletas do Rio Grande do Sul na mudança de corrida de rua para a de trilha. Em expansão, desde 2018, a marca tem crescido em média mais de 101% ao ano no estado .

A escolha das roupas impacta diretamente no desempenho e performance das atletas e é pensando nisso que a marca desenvolveu a linha Grit Trail, própria para corredoras de trilhas e provas na localidade. Com bermuda, legging, regata e camiseta de manga longa, essa linha auxilia as corredoras a enfrentarem os desafios da corrida de trilha sem sentir incômodo e preocupação com a vestimenta, uma vez que possuem tecido anti repelente, bolsos 20% maiores do que a Grit Clássica e suporte para bastão, que são próprios para quem faz corrida de montanha.

Como sair da corrida de rua para trilha? 4 atletas mulheres dão suas dicas
Foto: Atleta Tais Damasio em Riozinho (RS)

+ Siga o Webrun no Instagram!

Além disso, a Authen orienta as atletas que buscam fazer a transição da corrida de rua para trilha. “Como o terreno na trilha é muito instável, precisamos de um treinamento de força diferenciado para estarmos aptas a reagir rapidamente frente um obstáculo (como galhos, buracos, pedras soltas) ou terrenos escorregadios, por exemplo. Além disso, temos que treinar equilíbrio e propriocepção especialmente para evitar entorses de tornozelos que são muito recorrentes nesta modalidade e a Authen é essencial para o processo”, ressalta a atleta Tais Damasio, uma vez que as roupas da marca são reforçadas e mais robustas para o terreno de trilha.

Atletas da Authen apontam que os maiores desafios da corrida de trilha envolvem a imprevisibilidade: de terreno e de obstáculos, principalmente. As corredoras não sabem com o que vão se deparar nos próximos metros. Além das subidas e descidas íngremes, é difícil ter acesso a locais para treinar. Nem sempre as trilhas são acessíveis e seguras. “Os equipamentos da Authen me auxiliam no sentido de me sentir segura em correr em um terreno que me exige muita mobilidade, flexibilidade e concentração. Por serem de alta compressão, absorvem impacto e evitam lesões, me proporcionando um melhor desempenho, além de serem lindas e confortáveis”, comenta a atleta Juliane Zamboni.

No estado do Rio Grande do Sul, na serra, algumas cidades se destacam como destino das corredoras como Nova Petrópolis, Gramado, Farroupilha, Sapucaia, Sapiranga, Osório. Já dentro das cidades, trilhas como o Morro da Tapera, Morro São Pedro, Morro do Glória, Morro das Abertas são exploradas pelas atletas Authen. “Nas trilhas, os treinos e provas são mais demoradas que no asfalto, perdemos mais eletrólitos e as assaduras acontecem com maior frequência. Nesse quesito, as roupas da Authen ajudam muito. O bolso profundo e resistente à água é excelente para proteger o celular, já que é essencial levar o aparelho. Só de não ficar me preocupando com bermuda descendo ou subindo e terminar um treino sem assaduras já colocaria a Authen no topo das minhas roupas preferidas”, pontua a atleta Aline Teles.

Como sair da corrida de rua para trilha? 4 atletas mulheres dão suas dicas
Foto: Aline Teles em Facção Trail Run, em Taquara (RS)

Por fim, a Authen também auxilia as corredoras com outros produtos fora da linha Grit Trail que podem ser usados para treinos e corrida de rua e de trilha, como top de acordo com a necessidade da mulher, camisetas, jaquetas e garrafa de água. A também atleta Aline Patella conclui: “vestindo Authen, eu consigo carregar tudo que preciso para minha suplementação e hidratação. Posso correr sem me preocupar se a roupa vai me incomodar ou vai assar alguma parte do corpo, a compressão da bermuda e a barra que não deixa ela ficar subindo com que ela se torne parte do corpo”.

+ Faça sua inscrição para sua próxima corrida de rua aqui!
+ Participe de um desafio virtual.

Quais são as dicas das atletas Authen para quem quer fazer a transição da corrida de rua para trilha?

Aline Teles: Primeiramente, pesquise sobre os equipamentos que são necessários para iniciar as trilhas com conforto e segurança, pois não é simplesmente calçar os tênis e sair correndo. Todo treino de trilha precisa de planejamento. Quantos quilômetros vai correr, se a trilha é técnica ou não, quanto tempo estimado de treino, qual o tênis adequado para a trilha escolhida, se choveu ou não, quanto de alimento e água será necessário. Comece a colocar exercícios de equilíbrio e propriocepção nos treinos de força, isso fará muita diferença para evitar torções. Descubra amigos que já estejam correndo trilhas para acompanhá-los e evitar ir para as trilhas sozinho.

Juliane Zamboni: Penso que, assim como eu, é importante conversar com quem já corre trilha, para você saber se de fato deseja encarar esta modalidade. Depois, fazer um treino com acompanhamento de treinador, e sem dúvida alguma, estar equipada com as melhores peças para esta modalidade (Authen Trail, claro). Tênis adequado para este tipo de terreno também é fundamental.

Tais Damasio: A primeira dica é esquecer o pace. Corrida de trilha oscila muito a velocidade conforme o tipo de terreno, subidas e descidas. Não podemos esperar uma constância de ritmo como na corrida de rua. Além disso, é importante começar aos poucos. Mesmo que você já corra maratonas no asfalto, não se aventure direto em provas mais longas pois a exigência e o preparo físico para corridas de trilha são diferentes.

Aline Patella: Foco no reforço muscular é essencial para encarar uma trilha, além de um tênis adequado. Claro, não posso deixar de falar de uma roupa que te deixe confortável e despreocupada, a praticidade é nossa melhor aliada na trilha. Por isso, opte por roupas que te auxiliem nisso.

Leia também:

– 5 receitas saudáveis para se refrescar no calor
– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?

– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts