Como se preparar para as corridas de rua?

As corridas de rua estão entre as grandes tendências entre as atividades físicas, mas, para começar a correr, não basta apenas calçar um par de tênis e sair por aí. A prática demanda preparo físico e psicológico para que os resultados sejam alcançados sem prejuízo ao corredor. Confira as orientações do professor e gerente técnico da academia Bluefit, Guilherme Lacerda,  que podem ajudar quem quer se aventurar com a atividade.

Como se preparar para as corridas de rua?

corrida de rua

Correr na rua não é o mesmo que na esteira

Alguns aspectos diferem os dois tipos de exercícios, como a intensidade. As corridas feitas na esteira têm intensidade controlável, porém constante. É possível definir o ritmo a qualquer momento, para acelerá-lo ou diminuí-lo. Na rua, a intensidade e velocidade variam ao longo da prova, muito por conta das condições diferentes encontradas no trajeto, como subidas, descidas, retas e curvas. a esteira também absorve mais o impacto dos pés no chão, enquanto a rua pode apresentar terrenos mais macios (como areia e grama) e firmes (como o asfalto e calçadas) ao mesmo tempo, influenciando, também, no ritmo da corrida.

Faça uma avaliação médica

É sempre indicado buscar orientação antes de iniciar qualquer prática física. O médico pode esclarecer se as corridas de rua são um tipo de exercício que o sistema cardiovascular compreenderá bem, se a musculatura consegue suportá-lo e se o praticante está pronto para essa rotina.

Use roupas e tênis adequados

Correr é bem diferente de fazer academia, jogar futebol ou de um treino funcional. A corrida demanda roupas leves e que deixam os movimentos livres. A escolha do tênis também é importante, e hoje existem calçados específicos para tipos diferentes de pisadas e que podem influenciar no desempenho e na redução do risco de lesões.

Busque acompanhamento profissional para o treino

Hoje muitas equipes de assessoria esportiva se especializaram em acompanhar corredores de todos os níveis. Esses profissionais ajudam a desenhar o treino de acordo com as características e objetivos. Além disso, o corredor terá em mãos uma estratégia para colocar em prática na hora da corrida de rua, controlando a velocidade e força física de acordo com cada etapa da prova.

Não basta correr: é preciso fortalecer a musculatura

A musculação é uma grande aliada para quem vai partir para os treinos de rua. Não adianta correr se a musculatura não está preparada para receber os impactos que a prática pode oferecer. Oriente o professor da academia sobre os objetivos de corrida e ele vai desenvolver um treino especialmente voltado a desenvolver a musculatura das pernas e região abdominal, as mais usadas nesse tipo de prova.

Cuide da alimentação e procure um nutricionista

Alimentar-se corretamente também faz diferença para o corredor de rua. Visitar o nutricionista é essencial para garantir uma alimentação pré, durante e pós-prova adequada, assim como uma rotina alimentar ideal e capaz de fornecer todos os nutrientes é essencial para as etapas de treino.

+ Clique aqui e conheça o calendário completo de corridas de rua!

Comece com objetivos pequenos e siga avançando

Se você está começando a correr, faça a primeira prova com pouca quilometragem (as tradicionais de 5k), mesmo que já tenha o hábito de correr mais na esteira. A ideia é permitir que o corredor entenda como funciona o corpo (e a cabeça) em uma prova para se preparar para distâncias maiores. O emocional é um fator muito importante, e por isso as provas menores ajudam a entender como reagir e controlar possíveis picos de ansiedade que podem surgir.

Descubra seu tipo de corrida favorito

A meta do corredor não precisa ser aumentar a distância, mas melhorar o tempo dentro de prova favorita, por exemplo. Se gostar de correr 5km, é importante treinar para finalizar a prova em menos tempo. Se sente prazer em longas distâncias, treine para avançar aos poucos nas quilometragens. Também é importante participar de provas para ganhar experiência e testar estratégias a fim de se preparar para novos desafios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts