Como treinar para a Pampulha?

Nome: Rosa Reis
Dúvida: um amigo de 35 anos é corredor amador e deseja participar da Maratona da Pampulha em Belo Horizonte (MG). Ele tem o hábito de correr mais ou menos 60 km por semana. Participou de uma maratona de 14 km ficando em 26º com um tempo de 51min.

Agora para correr a Maratona da Pampulha no dia 29/06 ele precisa de algumas dicas como:

  • quanto deverá correr por semana e por dia;
  • um dia da semana ele quer treinar velocidade e para isso precisa de orientações sobre número de repetições, distâncias e tempo de descanso entre um “tiro” e outro.

    Bom, volto a dizer ele é amador e seu objetivo é conseguir correr os 42 km.
    Se for possível me ajudar, ficarei agradecida! Obrigada!!!

    Resposta: Olá Rosa, tudo bem? Vamos por partes:

    1- A Volta da Pampulha não é uma maratona. Uma maratona seja onde for é uma corrida de 42.195 metros, enquanto a Pampulha tem 18km.

    2- Se ele é amador, pode manter a distância que tem cumprido semanalmente que é o suficiente para terminar tranqüilo os 18km.

    3- Se o objetivo realmente for uma maratona e ele também quer terminar sem maiores pretensões de tempo, com acréscimo de mais uns 15km por semana já conseguirá, desde que realize alguns treinos longos, entre 24 e 32km a cada 15 dias. Procure na sessão “Dicas de Treinamento” do Webrun que você encontrará alguns artigos interessantes.

    4- Com relação aos treinos de velocidade, pode manter sim uma sessão por semana, porém com relação ao número de repetições, distância e tempo de descanso, somente acompanhando pessoalmente para dizer, pois é algo muito individual.

    Resposta concedida pelo treinador Nelson Evêncio. É pós-graduado em treinamento desportivo (CREF n.o 016048-SP), IAAF Nível 1 – CBAT n.o 525. Sócio-fundador e atual presidente da ATC (Associação de Treinadores de Corrida) e titular da Nelson Evêncio Assessoria Esportiva.

  • Este texto foi escrito por: Redação Webrun

    Redação Webrun

    Redação Webrun

    Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

    Ver todos os posts