
O ambiente de muitas médias e grandes cidades do Brasil apresenta complicações diárias para seus habitantes: limitações de transporte, poluição do ar, violência urbana, entre outras dificuldades estruturais.
Apesar disso, os entusiastas do ciclismo e do atletismo têm engrossado as vias dos espaços urbanos, encontrando oportunidades onde muitos cidadãos só conseguem enxergar desafios. Os pelotões noturnos de ciclistas e os grupos de pessoas frequentando os circuitos de caminhadas conjugam novos e experientes praticantes dessas atividades que não dependem de quadras, gramados, pisos especiais, redes nem outros equipamentos.
A “descoberta” da cidade como um espaço para praticar esportes é, para muitos, também a introdução a essas atividades físicas – que podem tornar-se um passatempo para a vida inteira ou até ensejar a prática profissional.
Enquanto o atletismo permite muita variação. devido às mais diversas modalidades, no ciclismo existem modalidades e competições tradicionais, aguardadas por muitos a ponto de gerarem especulação até mesmo nos melhores sites de cassino 2021.
Continue lendo e conheça os maiores benefícios de cada uma dessas modalidades e suas principais modalidades competitivas.
Opção pela saúde
A falta de equipamentos públicos para lazer e saúde ou a impossibilidade de pagar por academia e aulas de esporte podem servir de impulso inicial para o ciclismo e o atletismo urbanos.
Embora seja preferível transitar por uma ciclovia estando de bicicleta, é possível trafegar com cautela por ruas de algumas regiões e cidades. A mesma coisa serve para as caminhadas e corridas. São exercícios que exigem adaptação, mas que muitas vezes são viáveis em um ambiente urbano.
Durante a pandemia, essas opções tornaram-se atrativas também como um pretexto para sair de casa, espairecer e fortalecer a saúde mental, interrompendo uma rotina de confinamento. Com efeito, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a prática de ambas as atividades como maneiras de cumprir o requisito mínimo de exercício físico diário.
Do ponto de vista da saúde física, adultos podem se beneficiar desses esportes prevenindo o ganho de peso, melhorando o sistema cardiorrespiratório e o risco de desenvolver doenças relacionadas a pressão alta e diabetes tipo 2, condicionando os músculos e prevenindo quedas.
Já crianças e adolescentes ganham resistência cardiorrespiratória, aprimoram a saúde dos ossos, desenvolvem a composição corporal e a aptidão muscular, além de melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular.
Do ponto de vista mental, há benefícios psicológicos, de cognição e de interação social: redução de angústia, depressão e estresse, melhora do tempo de reação e da coordenação no dia a dia, ganho de equilíbrio, e maior nível de interação social.
Seja qual for o seu esporte ou modalidade prediletos, com o tempo e prática, o desempenho e a resistência melhoram, a ponto até de ser possível a participação em competições desde as amadoras até as profissionais.
Principais de atletismo
Os eventos de atletismo olímpicos e certames em grandes estádios são interessantes, mas a corrida de rua também encontra expressões muito relevantes de competição. Os eventos de maratona são os principais representantes competitivos do atletismo urbano.
Corrida de São Silvestre
A famosa corrida paulistana é organizada desde 1925 e é transmitida pela TV desde 1982. Aberta à participação geral, ela é promovida na região central de São Paulo e tem grande presença internacional de atletas. Diferentemente do que muita gente pensa, ela não é uma maratona, pois seu trajeto é de “apenas” 15 quilômetros.
Meia Maratona Estrada Real
Corridas no asfalto podem ser desafios incríveis, mas por que não adicionar as belas vistas montanhosas de Minas Gerais na corrida? A Meia Maratona Estrada Real combina asfalto e estrada de terra em seus 21 km, com subidas íngremes e um desafio tão interessante quanto a vista da Estrada Real, com largada em Ouro Branco.
Principais competições de ciclismo
As provas de resistência são as mais populares, mas os eventos de mountain bike e de BMX também têm grande audiência.
Prova 9 de Julho
Qualquer pessoa com mais de 19 anos pode se candidatar como participante da prova que acontece em São Paulo e que apresenta percursos que se estendem entre 28 km e 96 km. Mas cuidado, a prova exige preparo físico e também contra alguns vilões, como as câimbras.
Campeonato brasileiro de ciclismo de estrada
A principal competição de sua categoria no Brasil, o Campeonato vem sendo organizado anualmente desde 2000. É promovida atualmente pela Confederação Brasileira de Ciclismo e propõe dois formatos de corrida: individualmente contra o relógio ou em equipes, com trajetos de 100 km.
Brasil Ride
A Brasil Ride é uma prova que exige doa participantes: altimetria de 13 mil metros, com pedaladas diárias de 80 a 100 km, que totalizam um trajeto de 600 km. A participação é limitada a 500 ciclistas e a estrutura da prova oferece aos participantes, alimentação, barracas para dormir, cuidados médicos e mecânicos. O evento Brasil Ride acontece anualmente na Bahia, em diversas etapas.
*Post patrocinado.
+ Acompanhe o Webrun pelo Instagram!
+ O seu calendário completo de corridas de rua está aqui!