Conceição Oliveira está pronta para as descidas da São Silvestre

Conceição não participou da prova ano passado (foto: Luiz Doro Neto/ Adorofoto)
Conceição não participou da prova ano passado (foto: Luiz Doro Neto/ Adorofoto)

Após competir 28 provas ao longo da temporada, a fundista Conceição de Maria Oliveira, tricampeã do Ranking Caixa CBAt, será uma das corredoras no grupo de elite da São Silvestre, no próximo dia 31. Na última edição da prova, a piauiense de 36 anos não estava presente devido ao esforço empenhado no decorrer de 2010, mas garante que deseja estrear neste novo trajeto.

“Estou num período regenerativo, com treino mais seletivo e personalizado para a São Silvestre deste ano, pois o percurso é outro”, conta a atleta, que anteriormente focava o trabalho em rampas e terrenos variados, mas agora priorizou aclives e fortalecimento. “Haverá um impacto maior, o que requer preparo”, acrescenta Conceição, que em 2008 cruzou a linha de chegada em sétima colocação.

De acordo com a corredora, residente na cidade de São Paulo há quinze anos, muitos tentarão soltar o freio na descida para tirar o atraso. “A descida no Pacaembu e no final do trajeto são bem íngremes, quem não estiver preparado pode começar o próximo ano com problemas na articulação ou no tornozelo”, reflete. Conceição Oliveira deixou de correr os 18 quilômetros da Pampulha para não se desgastar demais, ao contrário de muitos que participam da disputa mineira para avaliar o rendimento e saber o nível dos concorrentes.

“É claro que sempre sentimos um frio na barriga em pensar na tradicional competição do fim do ano, mas atualmente me sinto segura porque sei o quanto trabalhei nesta temporada”, diz a piauiense, disposta a brigar pelos cinco primeiros lugares e sem críticas a alteração da rota. “A gente precisa antes percorrer o percurso para depois saber se ela deveria voltar a ser como era ou permanecer renovado. Um bom corredor corre em qualquer lugar”, considera.

Este texto foi escrito por: Monique Barleben

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts