Confira uma seleção de games para você se mexer

O celular ou videogame costumam estar sempre associados ao sedentarismo e falta de atividades ao ar livre. E isso, muitas vezes, faz sentido já que em uma geração de crianças e adultos com obesidade epidêmica, a tecnologia é um dos fatores que prendem as pessoas no sofá.

Porém, há como olhar este fenômeno tecnológico por um lado bom. Jogos e aplicativos aliados ao esporte podem ser também muito benéficos a saúde, se utilizados da maneira correta.

São muitas start-ups, empresas de software e hardware dedicadas em criar este tipo de tecnologia, fazendo com que seus usuários utilizem os jogos como treinos ou para complementar a atividade física.

Participe da Brasil Ride e pedale pela Costa do Descobrimento. Inscreva-se no Ticket Agora!

Foto: Ginny/CC BY-SA 2.0 Foto: Ginny/CC BY-SA 2.0

Separamos alguns dos games mais bacanas para você conhecer

Video Games

O pioneiro video game da Nintendo, Wii, foi o primeiro que utilizava o movimento do usuário como principal ferramenta dos jogos.

A maioria dos jogos necessita de esforço físico e precisão, são tantas posições que muitos usuários utilizam o Wii como a principal forma de exercitar-se.

Já o Xbox desenvolveu seu aparelho que reconhece os movimentos sem necessidade de um controle (no Wii você precisa ficar com o controle em mãos para reconhecer os movimentos). O Kinect é, sem dúvida, o acessório mais completo que consegue reconhecer até a postura do jogador.

PS Move, da Playstation fecha a lista como um acessório bastante competente.

Jogos

Em destaque a sequência Just Dance com diversão proporcional à intensidade do exercício. Coreografias em diferentes níveis de podem ser escolhidas e devem ser imitadas pelos jogadores.

Outros games fitness para os consoles é o exerbeat – onde você pratica coreografias em diferentes níveis de intensidade, que podem ser escolhidas e imitadas pelo jogador.

Para o público masculino a recomendação fica com o UFC Personal Trainer, jogo da franquia que traz um treinamento semelhante ao dos lutadores de MMA.

Foto: ImagineCup/CC BY 2.0 Foto: ImagineCup/CC BY 2.0

No seu bolso

Além dos aplicativos fitness já bem conhecidos e diversificados, surgem também games que forçam o usuário a se movimentar.

Um exemplo “light” de jogo com essa função é o recente sucesso Pokemon Go, que tem trazido resultados importantes de emagrecimento pelo mundo todo.

Outro jogo interessante e que vem ganhando espaço, literalmente, é o Run an Empire. Ele é uma disputa de territórios em espaços do mundo real, para conquistar seu espaço você deve correr ao redor dele. Quando você é o usuário mais presente naquele quarteirão, ele é seu. Para tomar posse dele, outro corredor precisa passar por ali mais vezes.

O jogo, por enquanto, só está disponível na App Store da Apple.

Parece que essa mistura entre mundo virtual e real veio para ficar e, de uma maneira divertida, os games ganharam espaço no universo fitness e contribuem para uma vida mais saudável. Basta saber usar a tecnologia a nosso favor.

Este texto foi escrito por: Daniel Krutman

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts