Conheça 5 benefícios de praticar spinning

O spinning, uma das aulas mais praticadas dentro das academias, é uma modalidade aeróbica realizada com bicicletas estacionárias. A prática em ganhando cada vez mais adeptos, isso porque promove treinos que simulam trajetos com variações de força e velocidade, alternando a frequência cardíaca e respiratória.

“Diferente dos treinos nas bicicletas ergométricas, o spinning não utiliza o método contínuo, onde o aluno escolhe um nível e permanece nele durante toda a aula. Durante as sessões da modalidade são aplicadas diversas técnicas, tal como o método intervalado, garantindo assim uma maior variedade de exercícios e uma aula mais motivante”, explica o personal trainer Geraldo Chamilet da 2 Spin.

+ Participe de uma prova virtual, escolha a sua!

Conheça 5 benefícios de praticar spinning

Foto: FotoliaConfira abaixo os benefícios trazidos pela modalidade:

  1. Ajuda na definição

O spinning contribui para o fortalecimento dos músculos dos membros inferiores, músculos da região do quadríceps, coxas, glúteos, panturrilhas e abdômen.

  1. Aumenta a resistência

A bicicleta trabalha o sistema cardiovascular e promove o ganho de resistência muscular, principalmente nos membros inferiores. “A resistência, além de contribuir para a pratica de exercícios, ajuda nas atividades do cotidiano, como subir escadas ou caminhar, por exemplo”, ressalta Gerado.

  1. Promove emagrecimento saudável

Dependendo da intensidade e do ritmo, em uma aula com 45 minutos de duração, o gasto calórico pode chegar entre 500 e 700 calorias. “Para quem está começando, o ideal é pedalar duas ou três vezes por semana. A medida que o condiciomento melhora, a frequência pode ser diária”, comenta o profissional.

+ Quer uma ajudinha para montar seu calendário de provas? Veja aqui!

  1. Não tem limite de idade

Por se tratar de uma atividade sem impacto, onde o aluno controla a intensidade do exercício conforme suas condições e limite, pode ser praticada por pessoas das mais diversas faixas etárias, mas sempre com aval médico.

  1. Reduz o estresse e depressão

O exercício estimula a liberação de endorfina, hormônio conhecido por promover a sensação de bem estar e prazer, podendo ser eficaz não só para aliviar o estresse, mas também para controlar a pressão arterial e até prevenir a depressão.

Mesmo com tantos benefícios, Geraldo alerta para alguns cuidados. “Para que o exercício seja praticado corretamente é importante ajustar a bicicleta, como altura do banco, distância entre banco e guidom e altura do guidom, visando a prevenção de lesões musculares e principalmente articulares. Portanto é fundamental seguir todas as recomendações do professor para uma longevidade na modalidade”, finaliza.

Leia também:

– Saiba como escolher o tênis ideal para  corrida
– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance

– Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 

– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carolina Abrantes

Carolina Abrantes

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.

Ver todos os posts